Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacine-se

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Ações e Programas
  4. >
  5. Cartão Nacional de Saúde
  6. >
  7. Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Cartão Nacional de Saúde

Perguntas Frequentes

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Sexta, 21 de Julho de 2017, 10h02 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2017, 15h19

O Cartão Nacional de Saúde é o documento de identificação dos usuários do SUS. Facilita a utilização do Sistema Único de Saúde por parte dos residentes no Brasil e usuários do SUS na rede de atenção do país, identificando-o através de uma numeração única nacional. O CNS é válido em todo território brasileiro. O Cartão é também a chave de acesso a outros sistemas de saúde pública.

É necessário solicitar o documento em um estabelecimento de saúde. Na ocasião, é solicitada a apresentação de documento (não obrigatória) que permita a identificação do usuário do SUS. Essas informações são colhidas na Secretaria Municipal de Saúde, em Postos ou Centros de Saúde, ou em local determinado pela Secretaria de Saúde local. O Gestor municipal poderá, a seu critério, definir outras exigências para realização do cadastramento, estratégias para emissão e entrega do cartão, ou qualquer outra solicitação que ele julgar necessário.

É a ação onde o usuário do SUS recebe um número que o identifica em qualquer estabelecimento de saúde do SUS em que for atendido. O número que consta no Cartão Nacional de Saúde, será a identidade do usuário para o SUS, tem validade nacional e todos os atendimentos realizados serão registrados e vinculados a este número.

No Portal de Saúde do Cidadão é possível fazer um pré-cadastro, onde você informará os dados solicitados e, no final, é gerado um protocolo do cadastro. Com esse protocolo, procure o local de cadastramento do Cartão Nacional de Saúde em seu município com os seus documentos e assim o seu pré-cadastro será validado. Após isso, será gerado o número do Cartão Nacional de Saúde que será impresso na hora.

Não é necessário cadastrar-se novamente, basta atualizar o endereço no novo município. O usuário do SUS deverá procurar a Secretaria de Saúde do município para saber dos locais de cadastramento. Não é necessária a emissão de um novo Cartão Nacional de Saúde nem a troca do número.

Todos os Cartões Nacionais de Saúde de um usuário são válidos. É realizado trabalho continuado de limpeza da base de dados do Cartão Nacional de Saúde, visando o agrupamento em um único número de todos os números que, eventualmente, estejam sendo atribuídos a mesma pessoa.

Qualquer alteração de dados cadastrais deve ser realizada nos mesmos locais onde é feito o cadastramento. O usuário do SUS deverá procurar a Secretaria de Saúde do município para saber os locais de cadastramento.

Sim. O usuário do SUS deverá procurar a Secretaria de Saúde do município para saber os locais de cadastramento.

Sim. O atendimento do SUS é garantido em todo território nacional. O Cartão Nacional de Saúde deve ser apresentado nos estabelecimentos de saúde do SUS no momento do atendimento.

Sim, no Portal de Saúde do Cidadão selecione a opção "Consulta na Base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Nome" e preencha os dados solicitados. A pesquisa retornará o número do CNS ou responderá que o número não foi encontrado com as informações fornecidas.

Sim, no Portal de Saúde do Cidadão selecione a opção "Consulta na Base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Número" e preencha o número do Cartão Nacional de Saúde. A pesquisa retornará os dados do usuário a quem o número pertence ou responderá que o número não foi encontrado usuário com o número fornecido.

Alguns municípios disponibilizam serviços que possibilitam o cadastramento domiciliar. Os usuários do SUS deverão procurar a Secretaria de Saúde do município para buscar essa informação.

O Portal de Saúde do Cidadão é uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada para o fortalecimento e o exercício da cidadania. O Portal está dividido em duas áreas. A primeira é de acesso livre e nela o cidadão encontrará diversas informações sobre saúde pública. A segunda é restrita aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e traz informações sobre o cadastro do cidadão no SUS, a emissão do Cartão Nacional de Saúde e suas interações com a Atenção à Saúde. O acesso à área restrita se dará por meio do número do Cartão Nacional de Saúde e senha.

No Portal de Saúde do Cidadão você tem a opção de se cadastrar para ter o acesso a área restrita. Informe os dados solicitados e será encaminhado um e-mail com as instruções para o cadastramento da senha de acesso.

Sim. Na área restrita do Portal de Saúde do Cidadão há um campo destinado à troca de senha.

No Portal de Saúde do Cidadão há um campo destinado à recuperação da senha de acesso.

 

Fim do conteúdo da página