Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacine-se

Início do conteúdo da página

Doação e Transplante de Órgãos

Estatísticas

Escrito por André | Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2017, 19h06 | Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 09h54

As estatísticas do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) são a consolidação dos dados sobre transplantes, com informações coletadas das diversas partes que compõem o SNT. O fornecimento dos dados é de responsabilidade das secretarias de saúde dos estados e do Distrito Federal. Os dados estatísticos são essenciais para que o Ministério da Saúde possa tomar conhecimento, registrar e divulgar a produção das cirurgias realizadas, bem como sistematizar índices que demonstrem o desempenho do setor nas unidades federativas, regiões e no país como um todo. A informação é disponibilizada também para instituições internacionais, que a comporá nos dados estatísticos globais. A quantidade de transplantes por órgão e de doadores efetivos, em números absolutos e em parte por milhão da população (pmp), são índices que mostram o desenvolvimento da atividade de transplante em cada unidade geográfica. Uma das finalidades mais importantes dos dados estatísticos é prover o Ministério da Saúde de subsídios para que possa avaliar os resultados das suas políticas de transplantes para o país.

A atuação do Ministério da Saúde como coordenador central do Sistema Nacional de Transplantes é realizada pelo seu representante no Sistema, a CGSNT – Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes –. O fornecimento dos dados é obrigatório, devendo ser enviados ao SNT até o dia 10 do mês subsequente, em formulário próprio, conforme definido pela Portaria MS nº 2600, de 21 de outubro de 2009.

Doadores por Local

(Potencial Doador e Doador Efetivo – 2008 a 2017)

País

Região

Unidades Federativas

Brasil

Centro-Oeste

DF

GO

MS

MT

Norte

AC

AM

AP

PA

RO

RR

TO 

Nordeste

AL

BA

CE

MA

PB

PE

PI

RN

SE

Sul

PR

RS

SC

Sudeste

ES

MG

RJ

SP

 

Transplantes por Local

(Coração / Fígado / Pâncreas / Pulmão / Rim / Córnea / Medula Óssea - a partir de 2001)

     País

Região

Unidades Federativas

Brasil

Centro-Oeste

DF

GO

MS

MT

Norte

AC

AM

AP

PA

RO

RR

TO 

Nordeste

AL

BA

CE

MA

PB

PE

PI

RN

SE

Sul

PR

RS

SC

Sudeste

ES

MG

RJ

SP

 

Transplantes por Local - PMP

PMP: Partes por Milhão da População (De 2001 até 2009 foi considerada a população do censo IBGE de 2000, de 2010 até 2014 foi considerada a população do censo IBGE de 2010; a partir de 2015 está sendo considerada a população estimada pelo IBGE para o ano anterior).

   País

Região

Unidades Federativas

Brasil

Centro-Oeste

DF

GO

MS

MT

Norte

AC

AM

AP

PA

 RO 

RR

TO

Nordeste

AL

BA

CE

MA

PB

PE

PI

RN

SE

Sul

PR

RS

SC

Sudeste

ES

MG

RJ

SP

Transplantes por Categoria

(Todas as Unidades Federativas - a partir de 2001)

 

Resoluções 

Fim do conteúdo da página