Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacine-se

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Ações e Programas
  4. >
  5. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)
Início do conteúdo da página

O campo das práticas integrativas e complementares contempla os sistemas médicos complexos e os recursos terapêuticos, também chamado de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.  Com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em destaque

TERAPIAS

Práticas Complementares

Veja quais as premissas e incentivos financeiros para a implantação da Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa, Fitoterapia e outras.

PARCERIA

Cooperação Brasil México

Conheça o projeto de intercâmbio de experiências sobre PICs e competência intercultural na oferta de serviços de saúde.

COOPERAÇÃO

Fortalecimento da Rede

Saiba como profissionais, pesquisadores e entidades ligadas às PICs podem se unir para promover o intercâmbio entre profissionais e instituições.

Fim do conteúdo da página