Ir direto para menu de acessibilidade.

Movimento Vacina Brasil

Início do conteúdo da página

Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde - PQA-VS

Resultados do PQA-VS

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 16h59 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 10h26

Novo: Dados preliminares 2018 – JANEIRO / SETEMBRO

Os dados preliminares referentes ao período Janeiro-Setembro de 2018 do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) encontram-se disponibilizados no aplicativo desenvolvido para avaliação do Programa, que consolida e processa todos os dados, com base na normatização pactuada, para obtenção dos resultados relativos ao cumprimento das metas dos indicadores selecionados e dos valores financeiros a serem repassados para municípios e estados.

Esse aplicativo, aqui disponibilizado, possui dois módulos – Estadual e Municipal – e reúne, também, as Fichas de Qualificação dos Indicadores e o regramento para o cálculo do incentivo financeiro, referentes aos anos de vigência do Programa (de 2013 a 2018). E ainda, para uso optativo, ele contém uma ferramenta de apoio ao Planejamento e à Programação de Ações voltadas para o PQA-VS. Para sua utilização correta, antes da primeira execução, recomendamos a leitura de seu Manual, que se encontra para download junto com o banco de dados.

Nessa ferramenta, é possível registrar de maneira organizada ações a serem desenvolvidas para melhoria do desempenho no Programa, trabalhando as metas e indicadores individualmente. A ferramenta possibilita, ainda, exportar as ações programadas nos formatos: (.xlsx) e (.pdf).

É importante enfatizar que o planejamento e a programação das ações constituem um processo que se inicia pela análise da situação de saúde local, com a identificação de dificuldades e potencialidades, a partir das quais devem ser definidas prioridades de ação e as estratégias de intervenção. Todas as áreas das Secretarias de Saúde, cuja atuação interage com os indicadores pactuados no âmbito do PQA-VS, devem estar envolvidas.

Outro aspecto a ser ressaltado é a articulação necessária entre os diversos instrumentos de planejamento e programação do Sistema Único de Saúde. Consequentemente, a programação registrada na ferramenta que ora disponibilizamos deve ser utilizada para compor e, concomitantemente, refletir os demais instrumentos de gestão (Plano de Saúde, Programação Anual de Saúde, Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde, Contrato Organizativo de Ação Pública em Saúde).

Clique AQUI para download das Considerações sobre o Método de Cálculo dos Indicadores 1, 2, 12 e 13, referentes ao ano de 2017.

Clique AQUI para download das Considerações sobre o Método de Cálculo dos Indicadores 1, 2, 9 e 12, referentes ao ano de 2016.

Clique AQUI para download das Considerações sobre o Método de Cálculo dos Indicadores 1, 2 e 12, referentes ao ano de 2015.

Clique AQUI para download das Considerações sobre o Método de Cálculo dos Indicadores 12 e 13, referentes aos anos de 2013 e 2014.

ATENÇÃO

É importante que todos os municípios mantenham atualizada a base de dados do sistema de informação fonte de cada indicador para que não seja prejudicado na Fase de Avaliação anual, que tem como referência o Banco Nacional de cada sistema.

Qualquer dúvida, entrar em contato com as áreas técnicas da SVS responsáveis pelos indicadores ou com o Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde (dagvs@saude.gov.br).

registrado em:
Fim do conteúdo da página