Ir direto para menu de acessibilidade.

Doação de Leite Materno

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Ações e Programas
  4. >
  5. Programa Nacional da Triagem Neonatal
  6. >
  7. Fenilcetonúria (PKU)
  8. >
  9. Ações e Programas
  10. >
  11. Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social - CEBAS
Início do conteúdo da página

Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN)

Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social - CEBAS

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2015, 11h30 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 11h18

O Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) é concedido pelo Ministério da Saúde à pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social com a finalidade de prestação de serviços na Área de Saúde, cumpridas as condições definidas pela Legislação. A obtenção do CEBAS possibilita às entidades a isenção das contribuições sociais, em conformidade com a Lei nº 8.212 de 24/07/1991 e a celebração de convênios com o poder público, dentre outros. 

Com a publicação da Lei n° 12.101, de 27 de novembro de 2009, a certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social, que competia ao Conselho Nacional de Assistência Social-CNAS, tornou-se responsabilidade dos Ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social, de acordo com a área de atuação preponderante das entidades.

As mudanças decorrentes da Legislação em vigor dão um novo olhar para a certificação na área de saúde, com foco no fortalecimento da gestão do SUS e na melhoria do acesso aos serviços, com a potencialização das ações para a estruturação das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

Outro importante aspecto a ser observado é a inserção de ações prioritárias de saúde no conjunto de critérios para a comprovação da prestação de serviços ao SUS, para fins de certificação. A pactuação dessas ações ocorre no âmbito dos Estados e Municípios e abrange as áreas de Atenção Obstétrica e Neonatal, Oncológica, Urgências e Emergências, Usuários de Álcool, Crack e outras Drogas e Hospitais de Ensino.

Para conhecer as novas regras da certificação na área de saúde, consulte a Legislação Aplicável e demais informações pertinentes.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página