Ir direto para menu de acessibilidade.
Situações Emergenciais em Saúde
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Ações e Programas
  4. >
  5. Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)
  6. >
  7. Núcleo de Segurança do Paciente
Início do conteúdo da página

Segurança do Paciente

Núcleo de Segurança do Paciente

Escrito por Leonardo | Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2016, 17h28 | Última atualização em Quarta, 10 de Janeiro de 2018, 17h18

 

Cadastro dos Núcleos de Segurança do Paciente

Uma das formas de promover e apoiar a implantação de iniciativas voltadas à segurança do paciente é a implantação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos estabelecimentos de saúde. Os NSP devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde.

Para cadastrar ou atualizar o Núcleo de Segurança do Paciente é necessário acessar a página da ANVISA e preencher o CNPJ próprio da instituição/estabelecimento de saúde ou da mantenedora. O passo a passo encontra-se disponível na página da ANVISA.

Desde 2014 até março de 2017 foram implantados um total de 2.333 (dois mil trezentos e trinta e três) Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) existentes no país (Tabela 01). Nesse período verificou-se um crescimento expressivo do número de núcleos implantados, representando um aumento no número de notificações de eventos adversos de 103.285(cento e três mil e duzentos e oitenta e cinco).

 

Tabela 01: Número de Núcleos de Segurança de Paciente Cadastrados, Brasil

Entre os anos 2014 e março 2017

2.333

Fonte: ANVISA, 2016

 

É função do NSP, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente, além de articular com diferentes áreas intrahospitalares que trabalhem com riscos na instituição de saúde, considerando o paciente como sujeito e objetivo final do cuidado em saúde. O paciente precisa estar seguro, independente do processo de cuidado a que ele está submetido.

Fim do conteúdo da página