Ir direto para menu de acessibilidade.

Sarampo mata. A vacina é a única maneira de prevenir a doença

Início do conteúdo da página

UPA 24h

Sistemas

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Terça, 16 de Maio de 2017, 16h33 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2017, 12h45

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES visa ser a base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde, sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente do SUS. Informações sobre Unidades de Pronto Atendimento e demais estabelecimentos de saúde em funcionamento podem ser encontradas aqui.

Sala de Apoio à Gestão Estratégica – SAGE

A SAGE disponibiliza informações para subsidiar a tomada de decisão, a gestão e a geração de conhecimentos. Demonstrando a atuação governamental no âmbito do SUS, a SAGE possibilita projeções e inferências setoriais, além de contribuir para a transparência das ações desenvolvidas na área de saúde. As informações oficiais de cobertura populacional, territorial e de serviços implantados da UPA 24h encontram-se publicadas na SAGE.

Sistema de Apoio à implementação de Políticas em Saúde – SAIPS

O SAIPS foi desenvolvido para informatizar o processo de solicitação de custeio, incentivos para implantação de unidades e serviços em saúde, bem como habilitação ou credenciamento de equipes, unidades e serviços em saúde. Todas as solicitações de habilitações em custeio de UPA 24 horas devem ser encaminhadas pelo SAIPS.

Sistema de Informações Ambulatoriais – SIA/SUS

O SIASUS recebe a transcrição de produção nos documentos BPA e APAC, faz consolidação, valida o pagamento contra parâmetros orçamentários estipulados pelo próprio gestor de saúde, antes de aprovar o pagamento – para isto utiliza-se do sistema FPO.  Mensalmente os gestores, além de gerar os valores devidos a sua rede de estabelecimentos, enviam ao DATASUS-RJ, uma base de dados contendo a totalidade dos procedimentos realizados em sua gestão.  Também mensalmente o DATASUS – RJ gera arquivos para tabulação contendo estes atendimentos. Complementando as informações do sistema SIHSUS, fornece ao SAS/DRAC os valores do Teto de Financiamento a serem repassados para os gestores. A produção de procedimentos da UPA 24h devem ser inseridos neste sistema, sob pena de suspensão de custeio.

Sistema de Monitoramento de Obras – SISMOB

O Sistema de Monitoramento de Obras foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde , com o intuito de monitorar todas as obras de engenharia e infra- estrutura de Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Academias da Saúde financiadas com recurso Federal, tornando- se uma ferramenta para o gerenciamento de todas as fases da obra. O Ministério da Saúde, com o objetivo de apoiar os gestores na execução dos investimentos aprovados, disponibiliza uma lista contendo os equipamentos/mobiliários mínimos obrigatórios para o adequado funcionamento das UPAs.

Sistema Nacional de Auditoria – SNA

Informações sobre as auditorias realizadas pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS podem ser encontradas neste sistema.

Fim do conteúdo da página