Ir direto para menu de acessibilidade.

banner 960x100

Você está aqui: Página inicial > Assistência Farmacêutica > Base Nacional de Dados
Início do conteúdo da página

Base Nacional da Assistência Farmacêutica

Base Nacional da Assistência Farmacêutica

A Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica no SUS (BNDASAF) é a consolidação dos dados nacionais de posição de estoque, entradas, saídas, avaliações e dispensações realizadas pelos estabelecimentos de saúde dos Municípios, Estados e Distrito Federal para os medicamentos padronizados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), e do Programa Farmácia Popular do Brasil. Instituída em 24/10/2017, ela contém os dados dos Componentes Básico, Especializado e Estratégico da Assistência Farmacêutica.

A BNDASAF foi instituída pela Portaria nº 957/2016/GM/MS e complementada posteriormente pela Portaria nº 938/2017/GM/MS, sendo hoje regulamentada pela Portaria de Consolidação nº 1/MS, de 28/09/2017. Ela é constituída por dados do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), serviço de envio de dados (web service) e Sistema Autorizador do Programa Farmácia Popular.

HÓRUS

WEB SERVICE

FARMÁCIA POPULAR

ROL DE DADOS

Verifique aqui o rol de dados que os estados e municípios deverão encaminhar para o web service da Base Nacional da Assistência Farmacêutica. Esses dados foram pactuados na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e contemplam dados de estoque, entrada, saída, dispensação dos medicamentos e insumos referentes à Rename e aos registros das avaliações das solicitações no âmbito do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Tire suas dúvidas! Para os usuários e gestores que possuem alguma dúvida sobre a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica no SUS, o Ministério da Saúde disponibiliza um FAQ (Perguntas Frequentes) com as questões mais relevantes sobre a Base.

Fim do conteúdo da página