Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Atenção Especializada e Hospitalar
  4. >
  5. Atenção Hospitalar
  6. >
  7. Capacitações e melhorias
Início do conteúdo da página

Atenção Especializada e Hospitalar

Capacitações e melhorias

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 16h21 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 16h24

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) contribui para o desenvolvimento institucional do SUS por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e capacitação profissional. A parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e as entidades de saúde portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS-SAÚDE), de Reconhecida Excelência, como regulamentado na Lei Federal nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.

A contribuição se dá por meio do desenvolvimento, incorporação e transferência de novas tecnologias e experiências em gestão, gerando novos conhecimentos e práticas, a partir da parceria entre as entidades de saúde de reconhecida excelência e os gestores do SUS, com atuação em conjunto na superação de desafios, melhoria e qualificação de áreas estratégicas na gestão e prestação do serviço público de saúde no país.

Os projetos são apresentados pelas entidades de saúde ao MS, que os analisa por meio de suas Secretarias competentes ou entidades vinculadas, e uma vez aprovados, são pactuados mediante Termo de Ajuste com vigência de três anos.

Esses projetos são executados pelas entidades de saúde com os recursos da isenção fiscal usufruída (contribuições sociais) a que têm direito em função do CEBAS-SAÚDE.

Projetos

  • Estudo de custos e desfechos clínicos de pacientes internados em um Hospital Municipal da Cidade de São Paulo - desenvolvido em parceria Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Propõe avaliar os custos diretos hospitalares do tratamento de diferentes pacientes internados em um hospital municipal, com foco, mas não limitado a pacientes das áreas materno-infantil, transplantes e oncologia. Ao mesmo tempo avaliará desfechos clínicos, condição de alta hospitalar, bem como indicadores de qualidade assistencial, avaliar a eficiência desta unidade hospitalar e, principalmente, prover o estado brasileiro com dados inéditos de custos diretos hospitalares individualizados por paciente e grupo de doenças.
  • Apoio às Ações Estratégicas do SUS - desenvolvido em parceria Ministério da Saúde e Hospital Sírio Libanês, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O projeto visa apoiar ações estratégicas do SUS que podem ser alocadas em diferentes iniciativas de diferentes naturezas, conforme a necessidade priorizada pelos gestores do Ministério da Saúde. Para o triênio 2015-2017, as ações estratégicas selecionadas focalizam a capacitação de especialistas em gestão de Hospitais Universitários, o apoio ao diagnóstico do câncer com o uso de patologia digital e a especialização na atenção ao paciente crítico.
  • Desenvolvimento de Técnicas de Operação e Gestão de Serviços de Saúde em Uma Região Intramunicipal de Porto Alegre/Distritos de Saúde Restinga e Extremo-Sul - desenvolvido em parceria Ministério da Saúde e Hospital Moinhos de Vento, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O presente Projeto propõe realizar um desenvolvimento de um modelo organizacional de Serviço de Atenção Secundária de alta qualidade e eficiência que atenda às necessidades da Rede de Atenção à Saúde (RAS) para promoção da integração dos níveis de atenção à saúde. Este projeto dará continuidade às atividades executadas no triênio 2012-2014 através da conclusão da infraestrutura do Hospital Restinga Extremo-Sul (HRES) e implantação de ferramentas de gestão da clínica.
  • Reestruturação dos Hospitais Públicos - RHP - desenvolvido em parceria Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
    Visa apoiar a reestruturação da gestão da assistência do SUS; Apoiar a Política de Humanização do SUS; fomentar a Qualidade e Segurança do Paciente como prioridade estratégica; Implantar a cultura da qualidade; Instrumentalizar a implementação de iniciativas voltadas à Segurança do Paciente; Capacitar os profissionais em melhoria de processos; Aplicar a experiência, conhecimento e modelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz; ressaltando sua relevância para as políticas de saúde no âmbito do SUS.
  • Cuidados Continuados Integrados – CCI - desenvolvido em parceria Ministério da Saúde e Hospital Samaritano, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O projeto busca avançar na geração de novas formas organizacionais e assistenciais: com a implantação dos Cuidados Continuados pretende-se criar as condições que permitam desenvolver um modelo integrado de cuidados de saúde às pessoas em situação de dependência funcional.
  • Programa de Desenvolvimento organizacional e de Apoio à Gestão e Assistência com Ênfase em Unidades de Terapia Intensiva neonatal e Pediátrica - desenvolvido em parceria Ministério da Saúde e Hospital Samaritano, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Pretende desenvolver a qualificação dos profissionais que atuam em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do Sistema Único de Saúde.
  • QUALITI HOSPITALAR - Qualificação da atenção e gestão hospitalar, com foco nas ferramentas de segurança do paciente/gestão da clínica - desenvolvido em parceria Ministério da Saúde e Hospital do Coração - HCOR, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Desenvolvimento integral dos serviços hospitalares, com ênfase na segurança do paciente e qualidade dos serviços prestados, através de ferramentas de gestão e organização assistencial adequada para cada tipo de hospital.
  • Programa de Auxílio à gestão de hospitais filantrópicos - desenvolvido em parceria Ministério da Saúde e Hospital Samaritano, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
    O projeto tem como objeto a continuidade do processo de aprimoramento da gestão de hospitais filantrópicos desenvolvido, de forma regionalizada, em diferentes locais do país.
  • Plano Diretor de Hospitais para o SUS - desenvolvido em parceria Ministério da Saúde e Hospital do Coração - HCOR, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Visa o apoio ao processo de reforma estratégica e coerente do sistema hospitalar do SUS e do desenvolvimento da regulação da oferta hospitalar do SUS e da Saúde Suplementar no Brasil no marco da PNHOSP.
  • Contratualização - Programa de Apoio ao Gestor Público na Qualificação da Gestão Hospitalar - desenvolvido em parceria Ministério da Saúde e Hospital Moinhos de Vento, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
  • Desenvolvimento gerencial integrado da linha de atenção às urgências no ambiente intra-hospitalar - desenvolvido em parceria Ministério da Saúde e Hospital do Coração - HCOR, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O projeto insere-se no escopo das atividades de Laboratório de Inovação em planejamento, Gestão, avaliação e Regulação de políticas, sistemas, redes e Serviços de Saúde (LIGRESS). Trata-se de um projeto de continuidade que tem como objeto a qualificação do componente hospitalar da Rede de Atenção às Urgências qual ocupa indiscutível importância como porta de acesso ao sistema de saúde e enfrenta problemas como superlotação dos serviços hospitalares de urgência. Objetiva promover a formação de competências e habilidades gerenciais que possam induzir a qualificação da linha de atenção aos pacientes agudos ou agudizados no ambiente intra-hospitalar no contexto da Rede de Atenção às Urgências de caráter regional.


Veja também

CEBAS
Proadi-SUS 

registrado em:
Fim do conteúdo da página