Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacine-se

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Atenção Especializada e Hospitalar
  4. >
  5. Especialidades
  6. >
  7. Obesidade
  8. >
  9. Prevenção e Diagnóstico
Início do conteúdo da página

Atenção Especializada e Hospitalar

Prevenção e Diagnóstico

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 11h23 | Última atualização em Sábado, 26 de Agosto de 2017, 14h04

A determinação multifatorial do sobrepeso e da obesidade está relacionada ao modo de vida das populações modernas, que consomem cada vez mais alimentos processados, energeticamente densos e ricos em açúcares, gorduras e sódio, com uma quantidade de calorias consumidas além da necessidade individual. Esse desequilíbrio decorre, em parte, pelas mudanças do padrão alimentar aliadas à reduzida atividade física, tanto no período laboral como no lazer.
 
Uma vez que as causas do sobrepeso e obesidade não são apenas individuais, mas também ambientais e sociais, a prevenção e o tratamento desses agravos requerem medidas complexas, uma atuação articulada entre os vários setores da sociedade que contribuam para que indivíduos e coletividades possam adotar modos de vida saudáveis. 

Diante do avanço considerável do sobrepeso e da obesidade, o Ministério da Saúde (MS) vem desenvolvendo diversas ações e estratégias visando o enfrentamento do cenário epidemiológico que se configura no Brasil. O aumento da população com agravos não transmissíveis ressalta a necessidade dos serviços de saúde organizar o cuidado em rede, configurando as Redes de Atenção à Saúde (RAS).

Veja também
Excesso de peso e obesidade

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página