Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacinação

Início do conteúdo da página

Atenção Especializada e Hospitalar

Identificação Precoce

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 11h15 | Última atualização em Sábado, 26 de Agosto de 2017, 15h08

A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) faz parte de um conjunto de ações que devem são realizadas para a atenção integral à saúde auditiva na infância: triagem, monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento da audição e da linguagem, diagnóstico e (re)habilitação. Desta forma, a TAN deve estar integrada à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e às ações de acompanhamento materno-infantil. Também é de extrema importância a articulação, capacitação e integração com a atenção básica para garantir o monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento da audição e da linguagem, e para a adesão aos encaminhamentos para serviços especializados.

A TAN tem por finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes. Consiste no teste e reteste, com medidas fisiológicas e eletrofisiológicas da audição, com o objetivo de encaminhá-los para diagnóstico dessa deficiência, e intervenções adequadas à criança e sua família.

As orientações para o cuidado da saúde auditiva na infância, em especial à TAN, nos diferentes pontos de atenção da rede, devem seguir as Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página