Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Fake News
  4. >
  5. Uso do celular no escuro e câncer de olho - FAKE NEWS
Início do conteúdo da página

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640

> Leia o regulamento e os termos de uso

falso verdadeiro
Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 15h10 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 15h10

O texto intitulado USO DO CELULAR NO ESCURO está repleto de informações equivocadas e sem comprovação científica.

Não existem estudos científicos mostrando que o uso do celular, seja a noite ou durante o dia provoque maculopatia (que o texto erroneamente classifica como câncer no olho), catarata, olho seco, degeneração macular ou perda de visão.

É certo que o impacto do uso excessivo dos smartphones está sendo estudado por pesquisadores mas as graves alterações citadas no texto não tem a menor comprovação científica, são portanto, FAKE NEWS.

A leitura de smartphones no escuro, pode estar associada a astenopia, ou seja, fadiga ocular, cefaleia, ardências e dor ocular; conforme o trabalho de ANTONA, B da Universidade de Madrid publicado na revista Applied Ergonomics 68 (2018) 12-17.

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página