Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacinação

Início do conteúdo da página

Gestão do SUS

Publicações

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2017, 11h08 | Última atualização em Quarta, 11 de Julho de 2018, 13h08

Glossário Temático

Glossário Temático

Glossário Temático

Elaborado conjuntamente pelas equipes do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desenvolvimento (DESID) e do Projeto de Terminologia da Saúde do Ministério da Saúde (MS), o Glossário Temático: Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde (SomaSUS) reúne os principais vocábulos utilizados na linguagem desse Sistema.

 
Série SomaSUS

capa livro um

Programação Arquitetônica de Unidades Funcionais de Saúde. Volume 1 – Atendimento Ambulatorial e Atendimento Imediato

O presente trabalho é parte dos resultados da pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, com a consultoria do Grupo de Estudos em Arquitetura e Engenharia Hospitalar, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e do Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Santa Catarina. Esta parceria deu maior visibilidade e conteúdo ao Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde (SomaSUS), cujo portal na Internet constitui-se, hoje, numa inestimável fonte de pesquisas para todos que trabalham com a infraestrutura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.

capa livro um

Programação Arquitetônica de Unidades Funcionais de Saúde. Volume 2 - Internação e Apoio ao Diagnóstico e Terapia (Reabilitação) 

As informações contidas neste segundo volume do SomaSUS fazem parte dos resultados de uma extensa pesquisa realizada pelo MS em parceria com instituições de ensino superior, bem como de dezenas de oficinas e reuniões técnicas realizadas desde 2005, que contaram com a participação de especialistas, técnicos e profissionais que atuam diretamente na assistência à saúde. Ao publicar este livro, o Ministério da Saúde reafirma seu papel como gestor e formulador de ações estratégicas ao desenvolvimento do sistema de saúde.

capa livro um

Programação Arquitetônica de Unidades Funcionais de Saúde. Volume 3 - Apoio ao Diagnóstico e Terapia (Imagenologia):

Este documento também é uma ferramenta poderosa na divulgação da pesquisa em arquitetura e engenharia para a saúde. No Brasil são escassos os exemplos de grupos de pesquisa e instituições públicas que dedicam seu tempo, recursos intelectuais e financeiros para a tarefa, sempre de resultado demorado e impalpável, de aprofundamento do estudo sobre o ambiente de saúde. Esta situação acaba por se refletir na baixa qualidade das edificações da área. Colocar no papel um pouco de orientações e experiências exitosas certamente contribuirá para a formação profissional e qualidade dos serviços.

capa livro um

Programação Arquitetônica de Unidades Funcionais de Saúde. Volume 4 – Apoio ao Diagnóstico e à Terapia: Anatomia Patológica, Hemoterapia e Hematologia, Medicina Nuclear e Patologia Clínica

Compõem o presente volume, basicamente, as fichas funcionais de pré-dimensionamentos dos ambientes mais comuns onde se desenvolvem ações de saúde, das unidades de ambulatório, emergência e internação. Tomou-se como padrão, para a escolha destes espaços, a Resolução da Diretoria Colegiada nº 50 da Anvisa (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2004), bem como as informações de outras normas e portarias. Complementou-se, ainda, com alguns artigos e referências que, por certo, ajudarão em muito os pesquisadores da área.

 
Rede QualiSUS

Glossário Temático

Mapeamento e Diagnóstico da Gestão de Equipamentos Médico-Assistenciais nas Regiões de Atenção à Saúde do Projeto QualiSUS-Rede

O Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Saúde – QualiSUS-Rede é uma proposta de intervenção para apoio à organização de redes regionalizadas de atenção à saúde no Brasil. Trata-se de projeto de cooperação entre o Banco Mundial (BIRD) e o Ministério da Saúde (MS). O Projeto QualiSUS-Rede destina-se à implantação de 15 experiências de redes de atenção à saúde nos vários estados brasileiros, sendo 10 em regiões metropolitanas e cinco em regiões não metropolitanas, envolvendo o desenvolvimento e a implementação de acordos regionais e organizados para assistência coordenada ou integrada em Redes Regionais de Assistência à Saúde (RRAS). Esta pesquisa possibilitou apontar como se encontra a gestão dessas regiões, mapeando o perfil dos profissionais que atuam com equipamentos médico-assistenciais em 131 EAS participantes, assim como as práticas de gestão desenvolvidas nesses serviços.

 
Série Ecos

Glossário Temático

Ferramentas para diagnostico e qualificação de investimentos em saúde. Eixo 1, volume 4

Voltada para gestores de saúde, pesquisadores e demais segmentos da sociedade interessados em conhecer os estudos desenvolvidos nas áreas de infraestrutura e equipamentos de saúde pelo Ministério da Saúde, esta publicação resulta da parceria entre o DESID do Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) para organizar textos em uma série, a partir de produtos criados pelos consultores contratados por meio de termo de cooperação técnica assinado entre as duas instituições.

Glossário Temático

Qualificação e Sustentabilidade das Construções dos Estabelecimentos de Saúde. Eixo 2, volume 4

A publicação resulta da parceria entre o Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), num projeto de organização das informações sobre sustentabilidade em uma série de textos. Nesta publicação, são apresentados trabalhos sobre eficiência nas edificações no consumo de energia ou recursos naturais, ou na produção de resíduos. Estruturada em quatro capítulos, pretende abordar conceitos acerca da sustentabilidade na construção civil e, consequentemente, trazer contribuições que resultem na qualificação dos espaços construídos na área da Saúde, incentivando, assim, a aplicação de boas práticas por parte dos gestores e dos profissionais de saúde responsáveis pela edificação dos espaços de EAS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página