Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Gestão do SUS

Programação Assistencial

Escrito por André | Publicado: Terça, 30 de Maio de 2017, 16h20 | Última atualização em Sexta, 06 de Abril de 2018, 14h34

A programação assistencial consiste na definição dos quantitativos físicos e financeiros das ações e serviços de saúde resultante de um processo de negociação e pactuação entre os gestores estaduais e municipais de saúde.

Busca a otimização dos recursos físicos e financeiros, por meio da pactuação de fluxos assistenciais, tendo por objetivo o acesso da população aos serviços de que necessita, independentemente da disponibilidade no seu município de residência.

No decorrer do ano de 2017, o Ministério da Saúde disponibilizará aos estados e municípios uma ferramenta informatizada, auxiliar na elaboração da programação assistencial, denominada ProgramaSUS.

 

Parâmetros para a programação assistencial

Os parâmetros são referenciais quantitativos utilizados para estimar as necessidades de ações e serviços do SUS, nos processos de programação, monitoramento, avaliação, controle e regulação das ações e serviços de saúde.

Informações e dúvidas sobre a metodologia da programação assistencial podem ser sanadas pelo e-mail cgpas@saude.gov.br ou pelo telefone (61) 3315-5875.

 

Fim do conteúdo da página