Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacine-se

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Protocolos e Diretrizes
Início do conteúdo da página

Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT

Escrito por Leonardo | Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 14h40 | Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 18h09

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   W   T   U   V   X   Y   Z

O que são os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT)?

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS. Devem ser baseados em evidência científica e considerar critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das tecnologias recomendadas.

O que são as Diretrizes Diagnósticos e Terapêuticas (DDT)?

As Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDT) em Oncologia são documentos baseados em evidência científica que visam nortear as melhores condutas na área da Oncologia. A principal diferença em relação aos PCDT é que, por conta do sistema diferenciado de financiamento dos procedimentos e tratamentos em oncologia, este documento não se restringe às tecnologias incorporadas no SUS, mas sim ao que pode ser oferecido a este paciente, considerando o financiamento repassado aos centros de atenção e a autonomia destes na escolha da melhor opção para cada situação clínica.

O que são os Protocolos de Uso?

Os Protocolos de Uso são documentos normativos de escopo mais estrito, que estabelecem critérios, parâmetros e padrões para a utilização de uma tecnologia específica em determinada doença ou condição.

O que são as Diretrizes Nacionais / Brasileiras?

As Diretrizes Nacionais/Brasileiras são documentos norteadores das melhores práticas a serem seguidas por profissionais de saúde e gestores, sejam eles do setor público ou privado da saúde.

O que são as Linhas de Cuidado?

As Linhas de Cuidados apresentam a organização do sistema de saúde para garantir um cuidado integrado e continuado, com o objetivo de atender às necessidades de saúde do usuário do SUS em sua integralidade.

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   W   T   U   V   X   Y   Z

 

A

C

D

E

F

G

H

I

L

M

P

R

S

T

U

registrado em:
Fim do conteúdo da página