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Ministério da Saúde e OPAS divulgam experiências exitosas para formação de profissionais de saúde

Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 16h28 | Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 17h33

Foram selecionados 45 trabalhos de todas as regiões do país inscritos na fase preliminar do Laboratório de Inovação em Educação na saúde

A comissão de avaliação do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde finalizou a pré-seleção das 45 experiências inscritas na primeira fase, conforme previsto em edital, de um total de 251 inscrições recebidas. Os trabalhos têm como foco a Educação Permanente em Saúde. O objetivo do projeto é conhecer as inovações e as experiências exitosas que potencializam a formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde.

A reunião, que ocorreu nesta quarta-feira (17), na sede do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES), contou com a participação de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e pesquisadores no tema.

“Foi uma satisfação para a OPAS ver a mobilização das instituições de saúde para participar do Laboratório de Inovação. Temos a certeza de que aprenderemos muito com as experiências e vamos compartilhar o conhecimento no Brasil e com todos os países das Américas”, ressalta a coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS, Monica Padilla. 

As 45 experiências são provenientes de todas as regiões do país, com ampla participação de secretarias estaduais e municipais de Saúde e de universidades, contemplam os três eixos temáticos do Laboratório de Inovação, sendo que 16 delas tratam sobre o eixo Integração ensino-serviço-comunidade, 13 abordam o tema Educação e Práticas Interprofissionais e 15 são sobre Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde.

Entre os dias 20 a 22 de janeiro, as instituições que enviaram experiências para o Laboratório de Inovação poderão enviar recurso sobre o resultado da primeira fase de seleção, por meio do endereço eletrônico labinovacao.eps@saude.gov.br.

Avaliação das experiências - Ao todo foram avaliadas 251 práticas que responderam ao chamado público do Laboratório de Inovação, sendo que 47 delas foram desclassificadas por não apresentarem documentação exigida na inscrição, não serem enquadradas como experiências em Educação Permanente em Saúde, não terem sido aplicadas no Sistema Único de Saúde ou por duplicidade de inscrição.  Os critérios utilizados na avaliação levaram em consideração o potencial inovador das experiências, o envolvimento de distintos parceiros, atores e instituições, os indicadores, os resultados, se a experiência considerou no seu desenvolvimento a necessidade do território, entre outros pontos.

“Tivemos um número expressivo de experiências no Laboratório o que demonstra o amadurecimento na área. Recebemos práticas que apresentaram uma boa elaboração do conceito de Educação Permanente em Saúde, com articulação e potencial para modificação de práticas de trabalho. Estas 45 práticas pré-selecionadas conseguiram demonstrar maiores resultados no processo de trabalho”, reflete Isabela Cardoso de Matos Pinto, pesquisadora e coordenadora do grupo de pesquisa Trabalho e Educação na Saúde do Observatório de Análise Política em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia.

Confira abaixo as experiências pré-selecionadas:

Nome da Experiência

EixoTemático

Instituições

Município

Estado

A reorientação da formação por meio da educação interprofissional e prática colaborativa – Pró-saude e PET Saúde

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Universidade Estadual de Maringá e Prefeitura Municipal de Maringá- Secretaria de Saúde

Maringá

PR

Apoio à implantação e implementação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) em uma região do Estado de São Paulo: a educação permanente como instrumento para lidar com desafios e possibilidades das práticas interprofissionais no campo da saúde cole

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Universidade Federal de São Carlos e Departamento Regional de Saúde de Araraquara - DRSIII

São Carlos

SP

Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas Regionais de Atenção Integrada à Saúde/Sistemas de Saúde

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Associação do Sanatório Sírio – Hospital do Coração

São Paulo

SP

Aprender trabalhando e trabalhar ensinando

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas

Campinas

SP

Caminhos da Construção da Rede de Integração Ensino e Serviço da  SMS de Porto Alegre

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

Porto Alegre

RS

Cartilha didática como incentivo ao uso de chás, cuidados com plantas tóxicas e pragas urbanas através do PET SAÚDE GRADUASUS

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca e Universidade Federal de Alagoas

Arapiraca

AL

Círculos de Leitura e Escrita Criativa - Encontros entre a Literatura e os Processos de Cuidado em Saúde

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Grupo Hispitalar Conceição (GHC)

Porto Alegre

RS

Coletividade e Protagonismo na Transformação do Trabalho em Saúde

II. Educação e Práticas Interprofissionais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOÂNIA – CAIS JARDIM GUANABARA / HUMANIZAÇÃO / ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA - EMSP

Goiânia

GO

Conselho local e telessaúde-estratégias da PNEPS implantadas em Porto Murtinho que necessitam de melhoria

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Fundo Municipal de Saúde de Porto Murtinho

Porto Murtinho

MS

Curso de acolhimento em Redes de Atenção a saude

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins

Palmas

TO

Curso de Ensino à Distância Promoção do Envolvimento dos Homens na Paternidade e no Cuidado

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Instituto Promundo

Rio de Janeiro

RJ

Curso de Especialização em Direito Sanitário

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Instituto de Direito Sanitário Aplicado - IDISA

São Paulo

SP

Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Experiências na Residência Multiprofissional em Saúde da Criança no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

Porto Alegre

RS

Educação interprofissional na interação universidade serviço comunidade no SUS: narrativas de 15 anos da educação pelo trabalho

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Faculdade de Medicina de Botucatu e Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu do Estado de São Paulo

Botucatu

SP

E-MAIS: Educação permanente – Monitoramento e Avaliação de Iniciativas em Saúde

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Prefeitura Municipal de Pelotas

Pelotas

RS

Empoderamento de lideranças por meio da ed. Profissional para estimular processos de atenção odontológica

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Universidade Estadual de Maringá e Secretaria de Saúde do Estado do Paraná

Maringá

PR

Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Universidade do Estado de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra

Tangará da Serra

MT

Experiência de Implantação do COAPES no município de Londrina

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Autarquia Municipal de Saúde de Londrina

Londrina

PR

Farmácia Natural - Tenda da Saúde

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras

Balneário Piçarras

SC

Gestão fortalecida a partir da gestão compartilhada: integrando saberes

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Hospital Infantil de Palmas Dr Hugo Rocha da Silva

Palmas

TO

Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências (GEPPRAU)

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ

São Paulo

SP

Grupo de Trabalho: Notificação, Prevenção e Enfrentamento da Violência na Saúde

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Secretaria Municipal de Saúde de São José

São José

SC

Inclusão digital dos ACS e ACE do estado de Goiás

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS e UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Goiânia

GO

Inovando práticas de prevenção e promoção da saúde a partir da análise local de vulnerabilidades à saúde, no contexto do vírus zika

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Universidade Federal do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

RJ

LAB-AVC Serra Catarinense

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Agência de Desenvolvimento Regional- Gerencia de Saúde e Uniplac

Lages

SC

LAB-MÃE SERRANA: EPS TRANSFORMANDO PRÁTICAS

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

AGENCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE LAGES - 26 REGIONAL DE SAÚDE DE LAGES e Secretaria Municipal da Saúde de LAGES

Lages

SC

LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR EM OBESIDADE

II. Educação e Práticas Interprofissionais

UFG

Jataí

GO

MOBILIZAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONSELHO DE SAÚDE LOCAL EM CRATO-CE

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Universidade Regional do Cariri (URCA) e Secretaria Municipal de  Saúde do Crato

Crato

CE

Modelo visual de receituário para ed. continuada, diminuição de uso de medicamentos.

I. Integração ensino-serviço-comunidade

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDO DO DISTRITO FEDERAL - SES-DF e Universidade de Brasília

Brasília

DF

Núcleo de Apoio à Saúde Mental (NASME)

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba

Carmo do Paranaíba

MG

O SISTEMA DE REGULAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA SAÚDE NO ESTADO DO CEARÁ

I. Integração ensino-serviço-comunidade

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ

Fortaleza

CE

Oficina de Integração Mexendo a Cuca: Saúde Mental, Gastronomia, Matemática e Cidadania

I. Integração ensino-serviço-comunidade

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA e Serviços Organizados em Inclusão Social

Joinville

SC

Organização do Acesso Avançado na RAS Capela do Socorro e RAS Parelheiros

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Associação Saúde da Família

São Paulo

SP

Plano Diretor de Redes Hospitalares

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Associação do Sanatório Sírio – Hospital do Coração

São Paulo

SP

Processos avaliativos de EPS em Sta Catarina-uma roda que nunca parou de girar

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Florianópolis

SC

PRODUZINDO AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E APOIO INSTITUCIONAL NOS MUNICÍPIOS DO DRS III DE ARARAQUARA

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e Departamento Regional de Saúde de Araraquara - DRS III

Ribeirão Preto

SP

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA

I. Integração ensino-serviço-comunidade

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ

Fortaleza

CE

Projeto interação ensino serviço comunidade-uma proposta inovadora na educação do trabalho em saúde Porto Seguro BA

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro e Universidade Federal do Sul da Bahia

Porto Seguro

BA

Projeto Refazendo as Trilhas da Educação Permanente em Saúde na Planície Litorânea

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ e Primeira Diretoria Regional de Saúde

Parnaíba

PI

Projeto: De Geração para Geração, Valorizando as Heranças Culturais

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

SECRETARIA MUNICIPAL DE INDAIAL

Indaial

SC

Rede de Urgência e Emergência Baixada Santista: reduzindo as barreiras de acesso

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Departamento Regional de Saúde IV - Baixada Santista e Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Santos

SP

REDUÇÃO DE DANOS COMO ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO E CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE: Políticas, vivências, intervenções e qualificação profissional

I. Integração ensino-serviço-comunidade

UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Paraíba

PB

Saúde Mental-construção da rede de cuidados e EPS

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Secretaria Municipal de Saúde - CAP 1.0

Rio de Janeiro

RJ

Sentidos do nascer

I. Integração ensino-serviço-comunidade

FAE - UFMG e Secretaria Municipal de Saúde de BH

Belo Horizonte

MG

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros)

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de Salvador

Salvador

BA

 

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