Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas Notícias
  4. >
  5. SESAI - Notícias
  6. >
  7. DSEI Potiguara participa da campanha de vacinação dos povos indígenas 2014
Início do conteúdo da página
MPVI

DSEI Potiguara participa da campanha de vacinação dos povos indígenas 2014

Escrito por Leonardo | Criado: Segunda, 14 de Abril de 2014, 15h05 | Publicado: Segunda, 14 de Abril de 2014, 15h05 | Última atualização em Segunda, 14 de Abril de 2014, 15h11

No Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, a abertura do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) 2014 será nesta terça-feira (15), na aldeia Ybykuara, cuja campanha de multivacinação ocorrerá entre 19 de abril e 19 de maio. As aldeias do distrito localizam-se nos três Polos Base: Rio Tinto, Baia da Traição e Marcação, municípios da Paraíba. No evento de abertura, um grupo indígena fará uma apresentação de ritual Toré. A aldeia fica no município de Marcação.

De acordo com a responsável técnica pelo Programa de Imunização do DSEI Potiguara, a enfermeira Isna Silveira, o evento começa às 9h30 e contará com a presença do coordenador substituto do DSEI, Antonio Isídio da Silva; da chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), Eliane D'Aangelis Andrade; das equipes de saúde das áreas; das lideranças indígenas, cacique geral e comunidade; além de convidados da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, suas áreas de imunização e apoiadores, como também das secretarias municipais de saúde de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição.

As ações do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas são coordenadas pela Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, e as vacinas são oferecidas para toda a população indígena aldeada dos 34 distritos em todo o país, com foco nos grupos mais vulneráveis: crianças menores de cinco anos, mulheres em idade fértil e idosos.

A mobilização é promovida pelo Brasil e países da América Latina e do Caribe para fortalecer o Programa Ampliado de Imunização na Região, sob a coordenação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com o objetivo de alcançar a população que mora em aldeias, em áreas de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal.

Dia do Índio
Na aldeia São Francisco, no Polo Base de Baia da Traição, o Dia do Índio (19 de abril) será comemorado com uma programação especial, a partir das 9h, se estendendo até o final da tarde. Além de apresentações de rituais, danças, palestras, almoço e mostra cultural, o local conhecido como Okakaraíba - Terreiro Sagrado - terá exposição e feira de artesanato indígena com comidas típicas, mostra de livros e material informativo do povo indígena da região. 

Por João Bosco de Araújo

Fim do conteúdo da página