Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde promove 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares

Escrito por Leonardo | Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 12h28 | Última atualização em Quarta, 07 de Março de 2018, 19h06

O evento acontecerá entre os dias 12 e 15 de março, no Rio de Janeiro. Os inscritos poderão participar de debates, aprender com os painéis globais e conhecer diferentes experiências em medicina integrativa de todo o mundo

Box Title

Crédito: Rodrigo Nunes/MS

Acesso às Práticas Integrativas tem crescido exponencialmente nos últimos anos no SUS

O Ministério da Saúde promove, entre os dias 12 e 15 de março, o 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública (INTERCONGREPICS). Na ocasião, também acontece o 3º Congresso Internacional de Ayurveda.  Os dois eventos, com programação integrada, serão realizados no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento deve contar com a participação de aproximadamente quatro mil pessoas, entre pesquisadores, profissionais da saúde, gestores, representantes de organismos internacionais ligados às Práticas Integrativas e público em geral.

A pasta identificou um amplo crescimento da oferta de Práticas Integrativas (PICS) no país devido ao reconhecimento da eficácia terapêutica. O Brasil é referência na área e, ao promover o Congresso, o Ministério da Saúde reafirma mais uma vez o compromisso que iniciou há 12 anos com a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

O evento irá contar com fóruns de discussão internacionais para integração e troca de experiências entre profissionais, gestores e pesquisadores das diversas práticas integrativas do Brasil e de outros países. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

PROGRAMAÇÃO

O encontro terá espaço para apresentação de trabalhos científicos por profissionais ligados às Práticas Integrativas e Complementares, como a medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, ayurveda, homeopatia, plantas medicinais/fitoterapia, naturopatia, entre outras. As inscrições do público em geral podem ser feitas pelo site (congrepics.saude.gov.br) ou no local do evento a partir do dia 12. O credenciamento da imprensa deve ser feito pelo e-mail: lista.imprensa.congrepics@saude.gov.br.

As apresentações programadas também contarão com nomes de referência no cenário internacional, como Madel T. Luz, Thomas Breitkreuz e Georg Seifert. Também estarão presentes representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

PNPIC - A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006, instituiu no Sistema Único de Saúde (SUS) abordagens de cuidado integral à população por meio de sistemas complexos e outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos. Desde a sua implantação, o acesso dos usuários do SUS a essas práticas tem crescido exponencialmente.

Institucionalizadas por meio da PNPIC, atualmente são ofertadas 19 práticas integrativas no Sistema Único de Saúde: ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia e yoga.

SERVIÇO
1º Congresso Internacional De Práticas Integrativas e Saúde Pública
Data:
 12 a 15 de março de 2018
Local: Riocentro, Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de janeiro (RJ)
Credenciamento de imprensa: lista.imprensa.congrepics@saude.gov.br
Inscrições para o público em geral: Até 12 de março de 2018 (congrepics.saude.gov.br), ou no local do evento, conforme disponibilidade de vagas.


Por Nicole Beraldo, da Agência Saúde

Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3880/3174/3580

Fim do conteúdo da página