Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde e Funasa realizam missão ao Haiti

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Terça, 15 de Maio de 2018, 12h00 | Última atualização em Terça, 15 de Maio de 2018, 12h04

Delegação brasileira realiza missão de prospecção para avaliar possível projeto de cooperação na área de qualidade da água.

Crédito: Douglas Luz/AISAMinistério da Saúde e Funasa realizam missão ao Haiti Delegação brasileira visita Haiti em missão de prospecção para projeto de qualidade da água

No período de 7 a 11 de maio, o Ministério da Saúde, a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) realizaram missão de prospecção Haiti com o objetivo de conhecer e investigar características de comunidades para cooperar em matéria de soluções alternativas de tratamento de água – em especial o Salta Z, tecnologia desenvolvida por técnicos da Funasa. O objetivo é elaborar um projeto de cooperação técnica internacional para disponibilização de água potável, com fácil acesso, visando à diminuição das doenças de veiculação hídrica que acometem a população.

Entre os dias 7 e 9, a delegação brasileira visitou comunidades em Bon Repos, Carrefour e Beudet e os Hospitais Comunitários de Referência situados nessas regiões, que foram construídos com recursos brasileiros no âmbito do Projeto de Cooperação Trilateral Brasil-Cuba-Haiti. Além disso, houve visitas ao Ministério da Saúde Pública e da População (MSPP) haitiano, à Direção Nacional de Água Potável e Saneamento (DINEPA) haitiana e a laboratórios de qualidade da água.

Nos dias 10 e 11, técnicos da delegação brasileira, da embaixada do Brasil em Porto Príncipe, do MSPP e da DINEPA realizaram um workshop para esboçar os pilares de possível futuro projeto de cooperação.

SALTA Z

Desenvolvida por técnicos da Superintendência da Funasa do Pará, a Salta Z é uma Solução Alternativa Coletiva de tratamento de água, que realiza as etapas do tratamento de água em estações convencionais, em equipamento simplificado e em pequena escala. Com tecnologia totalmente brasileira, a Salta Z está sendo considerada uma solução inovadora, simples e de baixo custo. Além da instalação do equipamento, a solução prevê ações para reforço de educação e vigilância em saúde ambiental.

FUNASA

A Fundação tem como responsabilidade promover ações de saneamento para prevenção e controle de doenças, além de formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde. Entre as principais ações da instituição estão os Programa Institucionais de Engenharia de Saúde Pública, Saneamento para Promoção da Saúde, Sistema de Abastecimento de Água, Sistema de Esgotamento Sanitário, Melhorias Sanitárias Domiciliares, Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas, Resíduos Sólidos e Saneamento Rural. 

Por Anna Lima, do Nucom AISA

Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página