Ir direto para menu de acessibilidade.

Sarampo mata. A vacina é a única maneira de prevenir a doença

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas Notícias
  4. >
  5. Notícias AISA
  6. >
  7. Brasil e Canadá realizam missão para ampliar a cooperação entre os países
Início do conteúdo da página

Brasil e Canadá realizam missão para ampliar a cooperação entre os países

Escrito por André | Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 19h59 | Última atualização em Quarta, 04 de Julho de 2018, 19h59

A iniciativa é um desdobramento do Memorando de Entendimento assinado entre os dois países durante a 29ª Conferência Sanitária Pan-Americana, em setembro do ano passado

Box Title

Foto: Divulgação/Nucom AISA

Missão do Ministério da Saúde composta por representantes das áreas de Saúde Mental, Alimentação e Nutrição e Saúde Indígena

Entre os dias 26 e 28 de julho de 2018, foi realizada em Ottawa, Canadá, missão de prospecção do Ministério da Saúde composta por representantes das áreas de Saúde Mental, Alimentação e Nutrição e Saúde Indígena. O principal objetivo foi promover a troca de experiência e boas práticas entre os dois países nesses temas e identificar ações de cooperação para compor plano de trabalho entre Brasil e Canadá.

No que se refere à área de alimentação e nutrição, foram identificados como temas de interesse comum a possibilidade de adaptação de guias alimentares para diferentes populações, o compartilhamento de boas práticas de produção, bem como a utilização de evidências científicas para subsidiar a construção de políticas públicas, especialmente no âmbito da vigilância, estudos de modelagem de consumo alimentar e avaliação de políticas. Também foram considerados temas de particular importância a rotulagem frontal, alegações nutricionais, publicidade de alimentos e redução de nutrientes críticos para a prevenção e controle de doenças crônicas.

Com relação à saúde mental, foram discutidos temas como o uso de álcool e drogas em ambos os países, além das características da rede de atenção em saúde mental no Canadá. Merece destaque como temas prioritários as políticas de saúde para a prevenção e promoção da saúde mental, bem com as políticas de saúde para prevenção de suicídio e “Corte de Drogas”.

Já na agenda de saúde indígena, foram levantadas diversas possibilidades para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, em especial, nas áreas de capacitação e empoderamento de jovens indígenas e doenças crônicas. Ambos os países também manifestaram interesse em cooperar em ações voltadas para nutrição, segurança alimentar e saúde mental indígena.

A cooperação bilateral em saúde entre Brasil e Canadá está amparada pelo Memorando de Entendimento entre esses dois países, cuja renovação foi assinada pelos respectivos Ministros da Saúde durante a 29ª Conferência Sanitária Pan-Americana, em setembro de 2017.

Por Anna Lima, do Nucom AISA
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página