Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacinação

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SAS
  6. >
  7. Simpósio discute a Atenção Domiciliar no país
Início do conteúdo da página

Simpósio discute a Atenção Domiciliar no país

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 16h53 | Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 16h53

XVI Simpósio Brasileiro de Atenção Domiciliar aconteceu de 4 a 6 de outubro em São Paulo.

O secretário da SAS Francisco de Assis Figueiredo representou o Ministério da Saúde no maior simpósio de Atenção Domiciliar no Brasil na última sexta-feira dia 5 de outubro, onde apresentou os números do programa Melhor em Casa e falou sobre a Atenção Domiciliar na gestão de saúde populacional no Sistema Único de Saúde (SUS). O Secretário compôs o painel: “Atenção Domiciliar na Gestão de Saúde Populacional e Inovação do Sistema de Saúde”, junto com o doutor Marco Inzitari Diretor de Saúde Pesquisa e Ensino do espanhol Parc Sanitari Pele Virgili que falou sobre o Sistema de Saúde Catalão e do doutor Sidney Klajner Diretor Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein que apresentou soluções em busca de melhores resultados diante do envelhecimento populacional.

A atenção domiciliar é responsável pelos cuidados realizados por profissionais de saúde na casa das pessoas para promover a reabilitação, tratamento e prevenção a quem precisam de cuidados por períodos variados. O benefício está na vantagem do paciente em receber cuidado em casa saindo do ambiente hospitalar, as evidencias cientificas confirmam a melhora mais rápida e mais satisfação em quem pode receber o cuidado no conforto de casa. No SUS atualmente existem 1034 equipes do Melhor em Casa em 25 estados presente em 381 municípios. Cada equipe é referência para 100 mil habitantes. Na sua palestra o secretário Francisco ressaltou o grande impacto da atenção Domiciliar quando ela está integrada a rede local de saúde, “com o gradual processo de envelhecimento da população precisamos utilizar as novas tecnologias para impactar os sistemas de saúde para darmos conta dessa realidade. O cuidado feito na casa das pessoas e uma gestão qualificada ajuda o sistema como um todo entregando cuidado e satisfação para a população”. Veja a integra da apresentação do Secretário clicando no link.

O XVI Simpósio Brasileiro de Atenção Domiciliar teve mais de 2000 inscritos. Veja as fotos do evento aqui.

Tiago Souza Nucom SAS

Fim do conteúdo da página