Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacine-se

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. DSEI Kayapó Pará capacita equipes para ampliação de ações de bem viver
Início do conteúdo da página

DSEI Kayapó Pará capacita equipes para ampliação de ações de bem viver

Escrito por André | Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h05 | Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h06

Profissionais vão apoiar as ações que buscam o atendimento de saúde indígena de forma diferenciada e humanizada

Foto: DSEI Kayapó-PA/Divulgação

I Encontro de educação permanente em saúde mental e bem viver indígena no Pará

 

O Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) Kayapó Pará realizou, entre os meses de maio e junho, o I Encontro de educação permanente em saúde mental e bem viver indígena. O encontro reuniu quase 50 trabalhadores que atuam nos polos base de São Felix do Xingu, Ourilândia do Norte e Tucumã (PA).

O objetivo do encontro foi contribuir para a qualificação dos profissionais atuantes nos polos base, sensibilizá-los para o desenvolvimento de ações voltadas à prevenção de agravos e promoção da saúde, acolhimento com escuta qualificada de usuários indígenas em sofrimento e ampliar ações de bem viver.

Para a referência técnica de saúde mental do DSEI Kayapó-PA, Willianne Maior, a capacitação de vários profissionais para a atenção e promoção do bem viver indígena vai melhorar o diálogo junto às demais ações de saúde indígena na região.  “Com esse encontro, pretendemos atentar para que o cuidado ocorra de maneira mais humanizada, entendendo a especificidade do povo e, sobretudo, considerando sua visão acerca dos processos de saúde e doença, para que, por meio disso, se assegure a atenção diferenciada aos povos indígenas”, destacou. 

Na ocasião, houve também a participação interinstitucional da rede intersetorial. Em São Félix e Ourilândia do Norte, os profissionais da saúde indígena puderam conhecer os núcleos de vivência e se aproximar da rede municipal de saúde e assistência social. Eles conheceram o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Em Tucumã, os profissionais também puderam conhecer o apoio da Coordenação Regional Kayapó Sul do Pará da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Mais um polo base deverá receber o encontro, na primeira semana de novembro, com a participação dos profissionais da saúde indígena do polo base de Redenção (PA), onde se localiza a sede do DSEI Kayapó Pará.

Por Tiago Pegon, do Nucom Sesai
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3580/2861

Fim do conteúdo da página