Ir direto para menu de acessibilidade.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids - 30 anos

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. DSEI Interior Sul realiza Capacitação em Sala de Vacina e Rede de Frio
Início do conteúdo da página

DSEI Interior Sul realiza Capacitação em Sala de Vacina e Rede de Frio

Escrito por Tatiana Teles | Publicado: Sexta, 10 de Agosto de 2018, 15h15 | Última atualização em Sexta, 10 de Agosto de 2018, 15h17

Curso abordou todos os aspectos relacionados à imunização, da distribuição dos insumos às ações realizadas nas aldeias

Foto: Alejandro Zambrana, Nucom/Sesai

Aperfeiçoar as ações de imunização realizadas nas 199 aldeias e acampamentos indígenas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na área de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígenas Interior Sul. Este foi o objetivo da Capacitação em Sala de Vacina e Rede de Frio, realizado na primeira semana de agosto, que contou com a participação de 25 enfermeiros e técnicos de enfermagem indígenas e não-indígenas.

Com duração de 44 horas, o curso abordou temas como a história do Programa Nacional de Imunizações, as bases imunológicas das vacinas, sistema imunológico, coqueluche, vigilância epidemiológica, profilaxia da raiva humana, Calendário Vacinal dos Povos Indígenas, associação e intervalo entre as vacinas, vacinas em situações especiais, erros programáticos, eventos adversos das vacinas, rede de frio, procedimentos em sala de vacina, práticas e procedimentos em imunização, práticas de aplicação de vacina e indicadores de imunização na saúde indígena.

“Também fizemos uma visita à Central Estadual de Rede de Frio de Santa Catarina, para que os alunos pudessem verificar, in loco, como se dá a logística para a distribuição dos imunobiológicos até chegar às áreas indígenas, onde será administrada”, disse a responsável técnica (RT) de Imunização do DSEI Interior Sul, Reniana Dilli Scarano, monitora do curso, que também contou com a participação da RT de Imunização do DSEI Vale do Javari, Luziane da Silva López, como monitora convidada.

Os profissionais de saúde que participaram da capacitação agora passarão por uma fase prática de estágio, após a qual receberão certificação de aptos à execução de ações de imunização.

DSEI Interior Sul

Sediado em Florianópolis (SC), o DSEI Interior Sul é responsável pela assistência em saúde a 33.642 indígenas das etnias Kaingang, Xokleng, Guarani M’Bya e Charrua. A população está distribuída em 199 aldeias e acampamentos. Além da sede, o DSEI conta com 11 polos-base, cinco localizados em Santa Catarina e seis no Rio Grande do Sul.

Por Beth Almeida, do Nucom/Sesai
Atendimento à imprensa – Ascom/MS
(61) 3315-3580/2351/2745

Fim do conteúdo da página