Ir direto para menu de acessibilidade.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids - 30 anos

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. DSEI Alto do Rio Negro desenvolve ações de prevenção ao suicídio
Início do conteúdo da página

DSEI Alto do Rio Negro desenvolve ações de prevenção ao suicídio

Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 10h54 | Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 15h16

Campanha atende a mais de 4 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio

Foto: Divulgação DSEI/ARN

A Campanha Setembro Amarelo pela Valorização da Vida, organizada em São Gabriel da Cachoeira pelo Comitê Interinstitucional para o enfrentamento do suicídio, iniciou suas atividades no mês de agosto com a formação de apoiadores pedagógicos indígenas. Tal formação visa enfrentar o número de óbitos por suicídio nas calhas do Rio Negro, Rio Tiquié, Rio Waupés, Rio Içana e Rio Xié, onde também estão localizados os polos-base do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto do Rio Negro (DSEI/ARN)

Foi realizado um concurso musical nas escolas estaduais e federais para valorizar e incentivar jovens e adolescentes em idade escolar a participar ativamente da Campanha pela Valorização da Vida. A música vencedora veio da Escola Estadual CETI Pedro Yamaguchi e foi apresentada na abertura oficial da campanha. O evento, realizado no dia 17de setembro no Ginásio Arnaldo Coimbra, contou ainda com atrações teatrais e grupos de dança.

Durante o mês foram atendidos mais de 4 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio. Foi realizada uma campanha intensiva tanto na cidade quanto no território indígena do município, com a participação de aproximadamente 25 profissionais de diversas áreas, como médicos, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, conselheiros tutelares e estudantes de medicina, odontologia e enfermagem da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

O DSEI/ARN realizou curso de formação para os profissionais da saúde com o tema “Patofisiologia e Neurociência da Depressão com enfoque na abordagem de sua pior complicação: Suicídio”. Participaram profissionais de 50 Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígenas (EMSIs) de vários polos base.

A campanha Setembro Amarelo se encerrou com uma caminhada, com a participação de várias escolas locais e com a presença de instituições que fazem parte do Comitê Interinstitucional para enfrentamento ao suicídio (DSEI/ARN; Secretaria Municipal da Saúde – SEMSA; Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade –SEMAS; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM; Secretaria Municipal de Educação – SEMED; Secretaria de Estado de Educação e Ensino – SEDUC; Hospital Geral Universitário – HGU; igrejas e outros).

Por Rafael Montenegro, Comunicação SESAI
*Com colaboração de Ana Delia Oliveira Galvão, DSEI/ARN

Atendimento à imprensa: (61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página