Ir direto para menu de acessibilidade.

Doação de Leite Materno

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. DSEI Kaiapó do Pará cria Série Educativa para a Saúde Indígena
Início do conteúdo da página

DSEI Kaiapó do Pará cria Série Educativa para a Saúde Indígena

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 17h54 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 18h11

Bem aceito pelos indígenas, primeiros vídeos do projeto orientam sobre a tuberculose e apresentam depoimento de paciente em tratamento.

Com o propósito de buscar o aprimoramento constante dos serviços de saúde prestados à população indígena, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kaiapó do Pará tem reorganizado e qualificado os processos de trabalho dentro do território indígena. Nessa linha, a meta é evoluir para modelos de atenção à Saúde Indígena cada vez mais alinhados aos conceitos de humanização, compromisso, dedicação e valorização da vida.

O DSEI Kaiapó do Pará tem reorganizado e qualificado os processos de trabalho dentro dos territórios indígenas, na perspectiva da integralidade e da garantia da atenção à saúde da população indígena, passando do cuidado centrado na doença para a orientação à promoção da saúde e à prevenção das doenças e agravos. Para tanto, tem-se vislumbrado a inovação de estratégias que mobilizem o público indígena e torne efetiva as atividades de sensibilização.

Para Lázaro Marinho, coordenador do DSEI Kaiapó do Pará, “a mudança de hábitos somente é possível se o outro (usuário) compreende a necessidade de mudança, tornando-se corresponsável nos processos de trabalho”. Nesse sentido, explica Lázaro Marinho, foi criada a Série Educativa Saúde Indígena, uma forma de ampliar o conhecimento, para a adoção de novos hábitos com melhores escolhas e fortalecimento das ações de atenção básica dentro dos territórios indígenas.

De início, foi idealizado o primeiro episódio, intitulado “Momento Saúde com o DSEI Kaiapó do Pará”, no qual a Agente Indígena de Saúde (AIS) Nhakta Kaiapó aborda a tuberculose na língua materna. E com o intuito de tornar ainda mais efetiva a sensibilização para as ações de saúde, esclarece Lázaro Marinho, “mudamos a vinheta, deixando-a bem caracterizada ao público que atendemos. Assim, nasceu a Série Educativa Saúde Indígena”. Nesse episódio, o cacique Tonhkrã Kaiapó também aborda a tuberculose, com relatos da sua experiência como paciente ainda em tratamento. Ele também alerta os indígenas sobre a necessidade da identificação precoce da doença e atribui o êxito no acompanhamento à Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI).

Os dois vídeos foram divulgados nos grupos de mensagens, além de utilizados em ações de saúde dentro das aldeias. O resultando foi bastante positivo entre o público indígena, o que demonstra que a Série Educativa é uma ação exitosa para a Saúde Indígena.

Comunicação SESAI
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 2898

 

Fim do conteúdo da página