Ir direto para menu de acessibilidade.

Movimento Vacina Brasil

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGEP
  6. >
  7. DAGEP participa de mesa redonda sobre Políticas de Promoção da Equidade em Saúde
Início do conteúdo da página

DAGEP participa de mesa redonda sobre Políticas de Promoção da Equidade em Saúde

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h29 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h29

Ação acontece durante o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica em Belo Horizonte

Box Title

Foto:Nucom SGEP/MSMinistério da Saúde debate ‘Políticas de Promoção da Equidade em Saúde’

Na manhã dessa quinta-feira (10), o Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS), participou da mesa redonda com o tema Políticas de Promoção da Equidade em Saúde, durante a programação do Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica, realizado em Belo Horizonte (MG). A atividade promovida pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do MS (DAB/SAS/MS), teve início ontem (09).

A mesa redonda abordou temas referentes à saúde das populações em situação de vulnerabilidade, como populações negra, em situação de rua, do campo, da floresta e das águas e lésbicas, gays, travestis e transexuais (LGBT), assim como suas respectivas políticas públicas de equidade em saúde.

“A participação do DAGEP tem o intuito de contribuir para a incorporação da perspectiva da equidade e redução das desigualdades sociais para a estratégia de fortalecimento da Atenção Básica, com o debate e a apresentação das Políticas de Promoção de Equidade em Saúde, suas ferramentas de gestão, além dos principais avanços e desafios”, destaca a servidora Marina Marinho, representante do DAGEP na atividade.

Também compôs a mesa redonda e contribuíram para o debate integrantes do DAB/SAS/MS, do Núcleo de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Belo Horizonte.

Estratégia de Saúde da Família, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade, integração da atenção primária e vigilância em saúde e o panorama da atenção básica no estado de Minas Gerais, foram alguns dos assuntos abordados.

O Encontro teve como objetivo construir, coletivamente, uma agenda de fortalecimento da Atenção Básica nos territórios, identificando os principais desafios para a concretização de uma Atenção Básica resolutiva e capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde e coordenar o cuidado, propondo estratégias de superação destes, de forma tripartite, colaborativa e ampliada.

Por Caroline Oliveira, do Nucom SGEP
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 3174 / 2918

Fim do conteúdo da página