Ir direto para menu de acessibilidade.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids - 30 anos

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGTES
  6. >
  7. Lançamento de série técnica reúne os 15 selecionados no Laboratório de Inovação em Educação na Saúde
Início do conteúdo da página

Lançamento de série técnica reúne os 15 selecionados no Laboratório de Inovação em Educação na Saúde

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2018, 17h07 | Última atualização em Quarta, 01 de Agosto de 2018, 17h07

Foram 251 inscrições recebidas, três etapas e, ao final, 15 experiências selecionadas no Laboratório

A cidade do Rio de Janeiro foi palco, durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCO), do lançamento da série técnica NavegadorSUS do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde com ênfase em educação permanente. A publicação reúne a sistematização das 15 experiências selecionadas no laboratório, organizadas em três eixos temáticos: Integração Ensino-Serviço-Comunidade; Educação e Práticas Interprofissionais; e Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde.

Com foco na Educação Permanente em Saúde, a iniciativa teve como objetivo conhecer as inovações e as experiências exitosas que potencializam a formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde.

“Esse é o primeiro laboratório de Educação em Saúde da região das Américas, está sendo muito gratificante ser protagonista deste trabalho que só fortalece a Educação em Saúde de nosso País. É muito importante que as experiências sejam disseminadas, precisamos reconhecer como estas experiências estão fazendo a diferença nos territórios e, ouvindo os relatos, pudemos constatar que o laboratório não tem só a finalidade de divulgar as experiências, se observa inúmeros outros ganhos para as instituições autoras, e isso demonstra o enorme potencial deste instrumento”, destacou a diretora do Departamento de Gestão da Educação, Cláudia Brandão.

Veja aqui o E-book do NavegadorSUS

Durante a solenidade, os 15 finalistas também receberam Certificado de Reconhecimento de Experiência Inovadora no campo da Educação Permanente em Saúde, além de um exemplar da Série Técnica NavegadorSUS.

“A valorização da nossa experiência significa que no nosso território, estamos sendo mais reconhecidos. Aprendemos muito durante o processo do Laboratório de Inovação, conseguimos desenvolver essa experiência, em grande parte, impulsionado por essas iniciativas. Temos o dever de continuar desenvolvendo e aprendendo com todos. Isso é a prova de que o SUS dá certo quando a gente se empenha, constrói, se unifica e troca experiências”, ressaltou José Mário Davila Neves, representante da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre com a experiência “Caminhos da Construção da Rede de Integração Ensino e Serviço”.

O laboratório

A parceria do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) teve inscrições de todo o país.

Os 251 projetos inscritos passaram por análise da Comissão de Avaliação integrada por representantes da OPAS e ministério da saúde. Foram selecionadas 31 práticas para a segunda etapa, que receberam a visita in loco dos representantes da comissão. Ao final, foram selecionadas as 15 experiências.

Utilizando uma metodologia que privilegiou o encontro presencial para troca de conhecimentos entre pares, o Laboratório de Inovação identificou experiências que geraram resultados expressivos, com a oportunidade de uma aproximação mais horizontal entre gestores, trabalhadores, profissionais de saúde, estudantes e comunidade, com o objetivo de discutir desafios e compartilhar os avanços dos processos de Educação Permanente em Saúde.

Por Natalia Pinheiro, do NUCOM/SGTES

Atendimento a imprensa

(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página