Ir direto para menu de acessibilidade.

Movimento Vacina Brasil

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGTES
  6. >
  7. Ministério da Saúde e Cofen buscam formulação conjunta de políticas públicas
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde e Cofen buscam formulação conjunta de políticas públicas

Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 17h45 | Última atualização em Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 17h49

A iniciativa pretende fortalecer as ações da pasta junto aos conselhos profissionais

Foto: Ascom - Cofen

Dando prosseguimento à agenda de encontros esperados entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e os demais conselhos profissionais e parceiros de saúde, o Conselho Federal de Enfermagem recebeu, nesta terça-feira (22), a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro. A iniciativa pretende aproximar os setores da formulação das políticas públicas da área, reforçando os atributos de transparência e compromisso social.

“É hora de escutar os conselhos e avaliar como podemos trabalhar juntos. A proposta é que o COFEN também seja um dos parceiros da secretaria nas ações, criando um espaço de diálogo e construção coletiva das demandas referentes aos enfermeiros”, destacou a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro.

Com a participação do presidente do Cofen, Manoel Neri, da vice-presidente  Nádia Ramalho e representantes, o Conselho debateu sobre os novos modelos de remuneração na Saúde; regulação do ensino; apoio à formação técnica para os auxiliares de Enfermagem em atuação; dentre outras pautas.

Para subsidiar avaliações da pasta, o Cofen se comprometeu a enviar para o Ministério, os resultados da Pesquisa sobre o Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz) e o relatório consubstanciado da Operação EaD, que trata da oferta de cursos de Enfermagem à distância. “Nosso objetivo é trabalhar projetos que valorizem a equipe e não apenas uma categoria profissional”, afirmou a secretária.

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

A SGTES é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. O objetivo é promover a integração dos setores de saúde e educação, no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Conselho Federal de Enfermagem

O COFEN é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem. Tem como principais atividades a normatização e expedição de instruções para uniformidade de procedimentos e bom funcionamento dos Conselhos Regionais; apreciação, em grau de recurso, das decisões dos CORENs; aprovação anual das contas e a proposta orçamentária da autarquia, remetendo-as aos órgãos competentes; promoção dos estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional.

Por Natalia Pinheiro, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página