Ir direto para menu de acessibilidade.

Doação de Leite Materno

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGTES
  6. >
  7. Departamento de Gestão da Educação participa de reunião virtual com a RET-SUS
Início do conteúdo da página

Departamento de Gestão da Educação participa de reunião virtual com a RET-SUS

Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 11h49 | Última atualização em Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 15h38

Por meio da Sala Virtual da RET-SUS, o evento reuniu representantes de todas as Escolas Técnicas do SUS

Com foco no início das atividades relacionadas à Educação Profissional de Nível Técnico e Pós Técnico, com vistas no planejamento das ações que serão executadas neste ano, o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) reuniu-se, na última quarta-feira (6), virtualmente, com todas as Escolas pertencentes à Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS).

A Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES), responsável pelas ações que têm como público-alvo a formação e a ordenação da formação dos profissionais de nível técnico, foi representada por sua coordenadora-geral, Vanessa Rezende, que aproveitou a ocasião para desejar a todos um “excelente” 2019 e dar boas-vindas aos novos diretores das Escolas Técnicas do SUS.

O diretor do DEGES, Dr. Hélio Angotti Neto, que assumiu a área de Educação na Saúde recentemente, se apresentou à RET-SUS reafirmando o compromisso do Departamento na aproximação e articulação entre o Ministério da Saúde e as Escolas e destacou a importância do trabalho técnico em saúde. “Nosso objetivo é garantir o protagonismo das ETSUS no processo de qualificação da mão de obra técnica. A valorização desses profissionais é muito importante para o Brasil, como tem reforçado o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta”, afirmou.

Na oportunidade, as ETSUS foram contextualizadas pelos seus representantes, onde abordaram, brevemente, questões específicas de cada escola e pactuaram, entre todos, a realização de uma reunião presencial, prevista para o mês de maio, para discutir o planejamento das ações da Rede e as demandas que comporão as pautas para os próximos anos.

RET-SUS

A Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) está presente em todas as regiões do Brasil e está consolidada como referência no país para a formação profissional de nível médio na área de saúde. Apresenta relevante contribuição para o desenvolvimento de processos de formação profissional dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, seja por meio de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), Técnicos e Pós-Técnicos, na perspectiva da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

CGATES

A Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde é vinculada ao Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETES), cujo objetivo é promover as ações de educação profissional de nível técnico dos trabalhadores da saúde, com base na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Por Amilton Marques, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página