Ir direto para menu de acessibilidade.

Movimento Vacina Brasil

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGTES
  6. >
  7. Ministério da Saúde e CFFA se reúnem para dialogar sobre pautas da categoria
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde e CFFA se reúnem para dialogar sobre pautas da categoria

Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 16h03 | Última atualização em Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 16h06

O encontro busca a aproximação do Ministério com os Conselhos Profissionais na área da saúde

                                                                                                                                                        Foto: Mirna Nóbrega

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde participou, nesta quinta-feira (14), do encontro com o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFA). A iniciativa teve como objetivo dialogar sobre as pautas da categoria e propor ao conselho que participem da construção coletiva de políticas públicas de saúde.

“O objetivo da reunião é buscar a aproximação com os conselhos, pois a SGTES é a secretaria do Ministério da Saúde que trata da educação e trabalho na saúde, qualificando os profissionais e estudando formas de remuneração”, reforçou a secretária Mayra Pinheiro.

Entre as principais pautas do conselho estava o tema da remuneração e a desprecarização dos profissionais da categoria. O encontro também abordou a residência multiprofissional, as novas diretrizes curriculares da Fonoaudiologia, além da importância do profissional de fonoaudiologia nas equipes e como sua atuação pode contribuir para economia de gastos na área da saúde. Ainda foram compartilhadas experiências e materiais educacionais que são utilizados pelos fonoaudiólogos como suporte de orientação aos pacientes.

O encontro contou com a presença da secretária da SGTES, Mayra Pinheiro, a presidente do CFFA, Thelma Regina da Silva Costa; a diretora-secretária do CFFA, Márcia Regina Teles; a diretora-tesoureira do CFFA, Sílvia Maria Ramos e o médico Alessandro Vasconcelos.

Reuniões com Conselhos

Os encontros fazem parte da estratégia de fortalecimento do diálogo entre o Ministério e os conselhos profissionais. Desde o início do ano, uma série de reuniões vem sendo realizadas com o objetivo de viabilizar a construção coletiva das pautas da pasta.

Até o presente já foram realizadas reuniões com os Conselhos Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter).

SGTES

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. Ademais, promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Conselho Federal de Fonoaudiologia

O Conselho Federal de Fonoaudiologia é uma autarquia federal com o objetivo de definir as normas e atos que norteiam o exercício profissional, buscando proteger a integridade moral da profissão, dos profissionais e dos usuários diretos. O Conselho acompanha e fiscaliza o exercício regular da profissão em cumprimento ao Código de Ética, inclusive acompanhando e fiscalizando as ações dos Conselhos Regionais.

Por Mirna Nóbrega, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página