Ir direto para menu de acessibilidade.
Situações Emergenciais em Saúde
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SVS
  6. >
  7. EpiSUS: 15 anos fortalecendo a vigilância
Início do conteúdo da página

EpiSUS: 15 anos fortalecendo a vigilância

Escrito por Leonardo | Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2016, 16h55

Fortalecer a epidemiologia de campo e a vigilância em saúde no âmbito do SUS. Estes são os objetivos principais dos nove novos formandos da 12ª turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS). Após dois anos de dedicação exclusiva, os profissionais - servidores públicos de secretarias municipais e estaduais de Saúde e do Ministério da Saúde, recebem a certificação, nesta sexta-feira (30), em Brasília. E para comemorar a data e os 15 anos de existência do programa, que já capacitou 124 epidemiologistas até sua 11ª edição, será lançado o livro “EpiSUS - Além das Fronteiras”.

Desenvolvido no âmbito da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), o programa, implantado desde o ano 2000, tem capacitado profissionais capazes de contribuir com respostas a emergências, inquéritos e assessorias em saúde pública no Brasil e no exterior; entre as emergências, destacam-se a pandemia de Influenza H1N1 e as os casos de microcefalia e de anomalias congênitas associados ao vírus Zika.

“Além das Fronteiras”
Composta por 70 capítulos, a publicação aborda temas relacionados ao treinamento e às investigações de surtos, a maioria escritos por egressos do EpiSUS, no período em que estes profissionais se encontravam em treinamento no programa, entre os anos 2000 e 2014.

 

Fim do conteúdo da página