Ir direto para menu de acessibilidade.
Saúde do Viajante
Início do conteúdo da página

Institucional

Escrito por alexandreb.sousa

O que é o VIGITEL

O sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL) faz parte das ações do Ministério da Saúde para estruturar a vigilância de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no país. Entre essas doenças incluem-se diabetes, obesidade, câncer, doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares como hipertensão arterial, que têm grande impacto na qualidade de vida da população. Conhecer a situação de saúde da população é o primeiro passo para planejar ações e programas que reduzam a ocorrência e a gravidade destas doenças, melhorando assim a saúde da população.

O VIGITEL tem como objetivo monitorar a frequência e a distribuição de fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Todo ano são realizadas entrevistas telefônicas em amostras da população adulta (18 anos ou mais) residente em domicílios com linha de telefone fixo. Para os resultados serem representativos de toda a população, os números telefônicos que entrarão na pesquisa são sorteados, a partir dos cadastros de telefones existentes nas capitais do país.

A edição de 2015 do Vigitel teve início na última quinzena de maio de 2015, quando ocorreu o treinamento da equipe de entrevistadores da empresa contratada e o início das ligações. A empresa contratada tem sede em Belo Horizonte/MG e as ligações são feitas em diferentes dias e horários da semana, incluindo sábado e domingo e o período noturno (até 21h), durante todos os meses do ano.

            Resultados da Vigitel 2013

            Os relatórios completos da pesquisa de 2006 a 2013 podem ser encontrados na página de publicações da SVS, no tópico Vigitel: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/publicacoes-svs

            Os questionários e as perguntas e respostas mais freuqntes podem ser acessados na página de Vigilância de DCNT no ícone Vigitel: 

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10948&Itemid=649

 

Texto sobre a  Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)

            A CONEP é uma das Comissões do Conselho Nacional de Saúde/MS e tem como objetivo principal analisar os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos visando proteção e bem-estar dos voluntários que participam da pesquisa para contribuir no desenvolvimento da pesquisa brasileira dentro de padrões éticos.

            As normativas do Conselho Nacional de Saúde norteiam o julgamento ético dos projetos de pesquisa e esses aspectos estão pautados no respeito aos voluntários que participam da pesquisa em sua dignidade e autonomia assegurando sua vontade de contribuir e permanecer, ou não, na pesquisa. Outro fator analisado pela CONEP, e de suma importância, é se os projetos de pesquisa são relevantes para o interesse público, e se contribuem para a saúde pública, justiça e para a redução das desigualdades sociais e das dependências tecnológicas, garantindo os interesses da sociedade e de todos os envolvidos. E exercendo, dessa forma, o controle social da ética em pesquisa, como previsto nas diretrizes do SUS.

            A CONEP analisou o projeto VIGITEL proposto pelo Ministério da Saúde e considerou aprovado por estar dentro dos padrões éticos das normativas do Conselho Nacional de Saúde.  

  

Mais informações sobre a CONEP:

http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html

Telefones: (61) 3315-5878 /5877

 

Fim do conteúdo da página