Ir direto para menu de acessibilidade.

Banner febre amarela sintomas tratamento prenvenção

Você está aqui: Página inicial > Participação e Controle Social > Gestão Participativa em Saúde > Políticas de Equidade em Saúde
Início do conteúdo da página

Participação e Controle Social

Políticas de Equidade em Saúde

Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 11h07 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 17h15

O que é Equidade?

Equidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça social. Parte da ideia de respeito às necessidades, diversidade e especificidades de cada cidadão ou grupo social e do reconhecimento que as diferentes condições de vida, habitação, trabalho, renda e de acesso a educação, lazer, cultura e serviços públicos impactam diretamente na saúde.

O conceito de equidade também considera os impactos na saúde das diferentes formas de preconceito e discriminação social, como o racismo, a misoginia, a LGBTfobia e a exclusão social de populações que vivem em situação de rua ou em condições de isolamento territorial, como as do campo, da floresta, das águas, dos quilombos e em nomadismo, como no caso dos ciganos.

Políticas de Promoção da Equidade em Saúde

É um conjunto de Políticas e Programas de Saúde, instituídos no âmbito do SUS, que tem como princípio a equidade e contribui para promover o respeito à diversidade e garantir o atendimento integral no SUS às populações em situação de vulnerabilidade e desigualdade social.

Fim do conteúdo da página