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Participação e Controle Social

Como implantar uma Ouvidoria SUS

Escrito por Leonardo | Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 15h28 | Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 10h11

A Ouvidoria em Saúde é um espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores do Sistema Único de Saúde, relativos aos serviços prestados. A Ouvidoria, como componente da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa, visa fortalecer os mecanismos de participação social e qualificar a gestão participativa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nessa perspectiva, este Guia de Orientações Básicas para Implantação de Ouvidorias do SUS tem por objetivo subsidiar a implantação de unidades de Ouvidoria, no âmbito do SUS.

É fundamental para a consolidação do SUS que o cidadão tenha um espaço para solicitar informações sobre as ações e os serviços de saúde ou registrar sua sugestão, elogio, reclamação e denúncia, com resposta ágil e resolutiva à sua manifestação, visando à melhoria do atendimento prestado.

Responsáveis Técnicos (SNO)

 

Lawrence Gonçalves; (61) 3315-8879; goncalves@saude.gov.br; AC, AM, MA, MT, PI, RN e RO

Rafaela Cabral; (61) 3315-8879; cabral@saude.gov.br; AL, DF, GO, MS, PB, PR e RS

Renata Lustosa; (61) 3315-8870; lustosa@saude.gov.br; BA, ES, MG, RJ, RR e SE

Tainah Dumont; (61) 3315-8863; teixeira@saude.gov.br; AP, CE, PA, PE, SC, SP e TO

 

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