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Passos para uma alimentação saudável para crianças até dois anos

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 09h37 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 11h10

Dê somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.

Ao completar 6 meses, comece a oferecer, aos poucos, outros alimentos (cereais, tubérculos, carnes, legumes e frutas) três vezes ao dia, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

Ofereça a alimentação complementar de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e respeitando o apetite da criança.

A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher. Inicie com a consistência pastosa (papas/purês) e, aos poucos, aumente a consistência até chegar à alimentação da família.

Ofereça à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

Estimule o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

Evite açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinho e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Use sal com moderação.

Cuide da higiene no preparo e manuseio dos alimentos. Garanta condições adequadas de armazenamento e conservação.

Estimule a criança que estiver doente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

Assimile esses hábitos saudáveis você também. Crianças que vivem em famílias com hábitos saudáveis tendem a assimilar esse comportamento com mais naturalidade.

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