Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Saúde de A a Z
  4. >
  5. Difteria
Início do conteúdo da página

GRIPE:QUEM DEVE SE VACINAR?

Doação de Sangue
Difteria

Difteria

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2017, 18h28 | Última atualização em Segunda, 12 de Março de 2018, 11h21

Doença transmissível aguda, toxiinfecciosa, imunoprevenível, causada por bacilo toxigênico. Frequentemente se aloja nas amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, em outras mucosas e na pele. A presença de placas pseudomembranosas branco-acinzentadas, aderentes, que se instalam nas amígdalas e invadem estruturas vizinhas, é a manifestação clínica típica.

Transmissão

A transmissão ocorre ao falar, tossir, espirrar, ou por lesões na pele. Portanto, pelo contato direto da pessoa doente ou portadores com pessoa suscetível, através de gotículas de secreção respiratória, eliminadas por tosse, espirro ou ao falar. Em casos raros, pode ocorrer a contaminação por fômites. O período de incubação da difteria é, em geral, de 1 a 6 dias, podendo ser mais longo. Já o período de transmissibilidade dura, em média, até 2 semanas após o início dos sintomas.

Tratamento

O tratamento da difteria é com o soro antidiftérico (SAD), que deve ser feito em unidade hospitalar. A finalidade é inativar a toxina circulante o mais rapidamente possível e possibilitar a circulação de excesso de anticorpos, em quantidade suficiente para neutralizar a toxina produzida pelas bactérias. O uso do antibiótico é considerado como medida auxiliar da terapia específica, objetivando interromper a produção de exotoxina pela destruição dos bacilos diftéricos.

Prevenção

A vacinação é o principal meio de controle da difteria. É preciso manter o esquema vacinal de crianças, adolescentes e adultos atualizado. Confira o esquema de proteção no  Calendário Nacional de Vacinação.

Perguntas e Respostas

Difteria




banner aisa quem quem 3
banner aisa relacoes bilaterais 3
banner aisa cooperacao 3

 

banner aisa quem quem 3
banner aisa relacoes bilaterais 3
banner aisa cooperacao 3
registrado em:
Fim do conteúdo da página