Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Saúde de A a Z
  4. >
  5. Mortalidade
Início do conteúdo da página

GRIPE:QUEM DEVE SE VACINAR?

Doação de Sangue

Mortalidade

Escrito por Leonardo | Publicado: Terça, 02 de Maio de 2017, 13h48 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2017, 09h57

O Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 1975, é produto da unificação de mais de 40 modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país. Possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde. 

O SIM foi Informatizado em 1979. Doze anos depois, com a implantação do SUS e sob a premissa da descentralização, teve a coleta de dados repassada à atribuição dos estados e municípios, por meio de suas respectivas Secretarias de Saúde.

Com a finalidade de reunir dados quantitativos e qualitativos sobre óbitos ocorridos no Brasil, o SIM é considerada uma importante ferramenta de gestão na área da saúde. No nível federal, sua gestão está afeta à Secretaria de Vigilância à Saúde.


Veja também

Sistema de Informações

Tabulação de dados

Mortalidade Materna

Mortalidade Infantil e fetal

Regularidade no Envio de Inform. ao SIM

Vigilância do Óbito

Documentos

Declaração de Óbito

Fórum de discussão virtual para codificadores de causas de mortalidade (CID10)...

Coordenação Geral de Informações e Análise Epidemiológica - Departamento de Análise de Situação de Saúde...

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página