Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Saúde de A a Z
  4. >
  5. Sarampo
  6. >
  7. Orientações
Início do conteúdo da página

Sarampo

Orientações

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Quinta, 20 de Março de 2014, 12h09 | Última atualização em Quarta, 25 de Abril de 2018, 10h05

Mesmo com a ocorrência de surtos de sarampo em alguns estados brasileiros, até o momento não existe evidência da transmissão autóctone e sustentada do vírus do Sarampo no Brasil, ou seja, até o momento nenhum surto estadual ultrapassou o período de 12 meses, contundo o genótipo identificado é o D8 o mesmo que está circulando em outros países, inclusive na Venezuela e na região europeia.

É importante a sensibilidade dos profissionais de saúde em detectar oportunamente um caso suspeito de sarampo, bem como executar todas as ações de controle relacionado ao caso. A população deve estar em alerta para os sinais e sintomas (abaixo) que atende a definição de caso e procurar imediatamente o serviço de saúde.

Segue definição de um caso suspeito de sarampo e o fluxo de ações a partir deste caso Figura 2.

Caso suspeito de sarampo: Pessoa em febre e exantema, acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal ou todo Indivíduo suspeito com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou ao exterior.

Figura 2. Fluxo de ações para caso suspeito de sarampo

Fim do conteúdo da página