Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Saúde de A a Z
  4. >
  5. Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Início do conteúdo da página

Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 14h16 | Última atualização em Segunda, 15 de Outubro de 2018, 16h05

As doenças cardiovasculares, os cânceres, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes mellitus se configuram como as principais doenças crônicas não transmissíveis, tendo sido responsáveis, em 2015, por 51,6% do total de óbitos na população de 30 a 69 anos no Brasil (Fonte: Sistema de Informações sobre Mortalidade). Os dados salvam vidas e fazer uso deles é primordial para as atividades de vigilância epidemiológica das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), visando conhecer a distribuição, a magnitude e a tendência dessas doenças e de seus fatores de risco para subsidiar o planejamento, a execução e o monitoramento das ações para seu controle e prevenção. Continue lendo...

 

VIGITEL
Inquérito telefônico para DCNT

O Vigitel é realizado anualmente, desde 2006, nas capitais brasileiras e no Distrito Federal. Esse inquérito telefônico permite o monitoramento contínuo de fatores de risco comportamentais para as DCNT, como tabagismo e alimentação inadequada. A entrevistas de 2018 já começaram! Saiba mais!

 

PNS
Pesquisa Nacional de Saúde
A PNS é a maior pesquisa de saúde do Brasil. Por meio de entrevistas domiciliares, ela aborda temas como uso de serviços de saúde, estilos de vida e doenças crônicas. A primeira edição da pesquisa foi realizada em 2013 e em 2018 a PNS entra em coleta novamente.
Saiba mais!

 

PeNSE
Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar
A PeNSE é uma pesquisa realizada com os adolescentes escolares desde 2009, com o objetivo de monitorar os fatores de risco e proteção à saúde nessa faixa etária, identificando as questões prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde. A última edição ocorreu em 2015 e a próxima será realizada em 2019. Saiba mais!

 

Plano DCNT
Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT no Brasil
O Plano de DCNT foi elaborado em parceria com diversas instituições e vai de 2011 a 2022. Para o enfrentamento desse grupo de doenças, o plano propõe estratégias e ações intersetoriais referentes à vigilância, promoção da saúde e cuidado integral. As metas do Plano são monitoradas periodicamente. Saiba mais!

 

Manuais e Orientações
Aqui se encontram orientações metodológicas dos dados de nossas pesquisas.

Está disponível o Manual do Epi Info, que ensina o passo a passo para o cálculo dos indicadores do Vigitel, com uso de programa estatístico gratuito. Posteriormente serão disponibilizadas notas técnicas de orientações de uso das nossas bases de dados (PNS, PeNSE e Vigitel) e também de cálculo do coeficiente de mortalidade prematura por DCNT. Saiba mais!

 

 

Fim do conteúdo da página