Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacinação

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Saúde Indígena
  4. >
  5. Eventos
Início do conteúdo da página

Saúde Indígena

Eventos

Escrito por André | Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2017, 17h46 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2017, 17h42

Seminário Bahia/Nordeste de Saúde Indígena

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde realiza, entre os dias 17 e 19 de julho, em Salvador (BA), o primeiro “Seminário de Saúde Indígena do DSEI Bahia – Subsistema de Atenção à Saúde Indígena: onde estamos e para onde vamos”. O evento reúne mais de 150 participantes, entre lideranças indígenas do estado da Bahia, além de técnicos e gestores do governo estadual e federal.

O objetivo do encontro é destacar o início das discussões sobre o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) após a criação da Sesai, em outubro de 2010. As discussões sobre o futuro da saúde indígena na Bahia foram divididas em três eixos temáticos: gestão na saúde indígena, atenção à saúde indígena e Controle Social indígena.

O seminário é uma oportunidade para conhecer os anseios dos indígenas do estado e para que a Secretaria apresente os trabalhos realizados após o primeiro ano de gestão. Além disso, será divulgado o planejamento estratégico da Sesai para 2011 e as metas da saúde indígena que integrarão o Plano Plurianual (PPA) no quadriênio 2012-2015. O PPA é uma lei que estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo federal, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos.

Veja as apresentações.

 

Seminário Sul/Sudeste de Saúde Indígena

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde realiza, entre os dias 21 e 23 de julho, em Florianópolis, o primeiro “Seminário Sul/Sudeste de Saúde Indígena – Subsistema de Atenção à Saúde Indígena: onde estamos e para onde vamos”. O evento reúne mais de 250 participantes, entre lideranças indígenas dos sete estados que compõe as duas regiões, além de técnicos e gestores do governo estadual e federal.

O objetivo do encontro é destacar o início das discussões sobre o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) após a criação da Sesai, em outubro de 2010. As discussões sobre o futuro da saúde indígena no Sul e Sudeste do país foram divididas em três eixos temáticos: gestão na saúde indígena, atenção à saúde indígena e Controle Social indígena.

O seminário é uma oportunidade para conhecer os anseios dos indígenas dos estados do Sul e do Sudeste e para que a secretaria apresente os trabalhos realizados nos últimos oito meses. Além disso, será divulgado o planejamento estratégico da Sesai para 2011 e as metas da saúde indígena que integrarão o Plano Plurianual (PPA) no quadriênio 2012-2015. O PPA é uma lei que estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo federal, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos.

 

Abril Saúde Indígena

O Abril Saúde Indígena é uma iniciativa do Ministério da Saúde para apresentar e discutir com as comunidades indígenas as ações do Governo Federal que vão garantir a saúde aos povos que habitam o território brasileiro. Este evento marca um novo momento nas políticas de saúde voltadas para esses povos.

Durante o Abril Saúde Indígena serão lançados programas estratégicos voltados para a população indígena, com o objetivo de aumentar o acesso desses povos a uma saúde de qualidade, adaptando programas de excelência já implantados pelo Ministério da Saúde à realidade indígena. Serão três os programas: Brasil Sorridente Indígena, Rede Cegonha Indígena e Programa de Controle do Câncer de Colo de Útero.

No evento também será assinado um decreto que regulamenta a execução das ações de atenção à saúde aos povos indígenas e a organização do Controle Social. Além disso, os Conselhos Distritais de Saúde Indígena terão um programa específico de Inclusão Digital, que incluem um Kit do Canal Saúde com ponto do canal, TV e antena parabólica.

Outra ação importante do Abril Saúde indígena será a efetivação da autonomia dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), que passarão a atuar como unidades gestoras, dando maior agilidade às ações de saúde indígena.

Veja as apresentações.

 

CONFERÊNCIAS

Conferência Nacional de Proteção à Saúde do Índio

II Conferência Nacional de Saúde para os Povos Indígenas

III Conferência Nacional de Saúde para os Povos Indígenas

IV Conferência Nacional de Saúde para os Povos Indígenas

V Conferência Nacional de Saúde Indígena

Portal 5ª CNSI

 

Fim do conteúdo da página