Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Saúde para Você
  4. >
  5. Saúde da Criança
  6. >
  7. Pré-Natal e Parto
  8. >
  9. Caderneta de Saúde da Criança
Início do conteúdo da página

GRIPE:QUEM DEVE SE VACINAR?

Caderneta de Saúde da Criança

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 11h14 | Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2017, 10h36

Toda criança nascida no Brasil tem direito a receber gratuitamente, ainda na maternidade, a Caderneta de Saúde da Criança. Ela é um documento único para cada criança, importante para acompanhar sua saúde, crescimento e desenvolvimento, do nascimento até os 9 anos de idade.

O Ministério da Saúde não distribui cadernetas direto para a população. As Cadernetas de Saúde da Criança são distribuídas pelo Ministério da Saúde diretamente para as Secretaria de Saúde, que distribui para as maternidades.

Família

A primeira parte da caderneta é destinada a quem cuida da criança. Contém informações e orientações sobre saúde, direitos da criança e dos pais, registro de nascimento, amamentação e alimentação saudável, vacinação, crescimento e desenvolvimento, sinais de perigo de doenças graves, prevenção de violências e acidentes, entre outros.

Profissionais de saúde

A segunda parte da Caderneta é destinada aos profissionais de saúde, com espaço para registro de informações importantes relacionadas à saúde da criança. Contém, também, os gráficos de crescimento, instrumentos de vigilância do desenvolvimento e tabelas para registro de vacinas aplicadas. 

Conheça as Cadernetas

  • Menino

  • Menina

Nova Caderneta da Criança

Em breve, a atual Caderneta de Saúde da Criança será substituída pela Caderneta da Criança, um documento intersetorial que permitirá uma atenção integral à criança não só pelos profissionais de Saúde, mas também pelos da Educação e Assistência Social.

Fim do conteúdo da página