Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Saúde para Você
  4. >
  5. Saúde da Pessoa com Deficiência
  6. >
  7. Ações e Programas
  8. >
  9. Centros de Especialidades Odontológicas – CEO
Início do conteúdo da página

GRIPE:QUEM DEVE SE VACINAR?

Centros de Especialidades Odontológicas – CEO

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 18h22 | Última atualização em Segunda, 24 de Julho de 2017, 14h12

No âmbito da saúde bucal, a Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência se propõe a garantir o atendimento odontológico qualificado a todas as pessoas com deficiência. Todo atendimento a esse público deve ser iniciado na atenção básica, que referenciará para o nível secundário (CEO) ou terciário (atendimento hospitalar) apenas os casos que apresentarem necessidades específicas que demandam uma maior complexidade no atendimento. 

Nesse sentido, os Centro de Especialidades Odontológicas qualificados para o Atendimento da Pessoa com Deficiência são estabelecimentos de saúde estão preparados para oferecer atendimento qualificado e resolutivo à pessoa com deficiência, considerando suas necessidades e especificidades.

Atualmente, o Brasil conta com 490 Centros de Especialidades Odontológicas qualificados para o Atendimento da Pessoa com Deficiência.

Confira aqui (link para relação de CEO) a relação dos CEO qualificados pelo Ministério da Saúde para atendimento às pessoas com deficiência.

Custeio para funcionamento de Centros de Especialidades Odontológicas – CEO para ampliar e qualificar o cuidado às especificidades da pessoa com deficiência que necessite de atendimento odontológico.
Além dos incentivos financeiros para investimento e custeio de serviços, o Ministério da Saúde também financia a aquisição de Veículos Adaptados para Transporte Sanitário de Pessoas com Deficiência e de Oficinas Ortopédicas Itinerantes com o intuito de ampliar o acesso aos serviços de reabilitação e de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) pelas pessoas com deficiência.

Atualmente, o SUS conta com 187 serviços habilitados como Centros Especializados em Reabilitação – CER, 238 Serviços Especializados habilitados em única modalidade de reabilitação, 33 Oficinas Ortopédicas, além de 490 Centros de Especialidades Odontológicas – CEO aderidos à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Também foram adquiridos e doados 108 Veículos Adaptados para Transporte Sanitário e 10 Oficinas Ortopédicas Itinerantes Terrestres.

Acesse a Sala de Apoio à Gestão Estratégica do Ministério da Saúde – SAGE, onde estão disponíveis informações mais detalhadas sobre a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Portaria 835/2012

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página