Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacine-se

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Saúde para Você
  4. >
  5. Saúde da Pessoa com Deficiência
  6. >
  7. Reabilitação
  8. >
  9. Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM)
Início do conteúdo da página

GRIPE:QUEM DEVE SE VACINAR?

Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM)

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 16h30 | Última atualização em Segunda, 24 de Julho de 2017, 16h38

As Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) são Dispositivos de Tecnologia Assistiva adjuvantes de grande importância no processo de reabilitação. As OPM tem como objetivo ampliar a funcionalidade, a  participação e a independência, proporcionando assim maior autonomia, qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência, contribuindo fundamentalmente na superação de barreiras. ÓRTESES - são dispositivos aplicados externamente para modificar as características estruturais e funcionais do corpo ou membro afetado, podendo desempenhar funções de imobilização, mobilização, correção, alívio e estabilização. São exemplos de Órteses:. PRÓTESES - são dispositivos aplicados externamente para substituir total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido ausente ou com alteração da estrutura. MEIOS AUXILIARES DE LOCOMOÇÃO -  São dispositivos que auxiliam a função motora, o qual não corrige ou substitui função ou segmento do corpo. O SUS oferece OPM nas diversas modalidades de reabilitação. Alguns exemplos de OPM oferecidas no SUS são lupas, lentes e óculos especiais, bengalas articuladas, aparelhos auditivos, sistema de FM, diversos modelos de cadeiras de rodas, muletas, palmilhas, coletes, próteses de membros inferiores e superiores, além de sistemas coletores de fezes e urina para ostomizados.

Contudo a prescrição e concessão das mesmas devem ser feitas de forma individualizada e qualificada, por equipe multiprofissional, sendo confeccionadas e adaptadas com vistas à atenção às necessidades e características específicas da pessoa.

A relação das OPM disponibilizadas pelo SUS pode ser consultada por meio do endereço: http://sigtap.datasus.gov.br
Para saber mais sobre o processo de incorporação de novas tecnologias no SUS, acesse a página da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC.

Perguntas Frequentes

As Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) são equipamentos ou dispositivos que auxiliam no tratamento e reabilitação da pessoa com deficiência.

O SUS oferece diversos tipos de OPM como lupas, lentes e óculos especiais, bengalas articuladas, aparelhos auditivos, cadeiras de rodas (diversos modelos), muletas, palmilhas, coletes, próteses de membros inferiores e superiores, além de bolsas coletoras de fezes e urina para pessoas ostomizadas.

As OPM proporcionam melhoria da funcionalidade e a independência da pessoa, resultando em uma maior autonomia, inclusão social e qualidade de vida da pessoa com deficiência.

A indicação para uso de uma OPM deve compor um programa de reabilitação e atender às necessidades e especificidades de cada pessoa, por isso deve ser feita de forma individualizada e qualificada, por equipe multiprofissional de reabilitação responsável pelo acompanhamento.

 

As Secretarias Estaduais e Municipais de saúde são responsáveis pela organização da rede de serviços de saúde, de modo a garantir o acesso da população às ações e serviços de saúde. Procure a secretaria de saúde local e se informe como pode acessar os serviços de reabilitação, incluindo as Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção.

registrado em:
Fim do conteúdo da página