Ir direto para menu de acessibilidade.

Sarampo mata. A vacina é a única maneira de prevenir a doença

Início do conteúdo da página

GRIPE:QUEM DEVE SE VACINAR?

Pessoa Ostomizada

Escrito por Leonardo | Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 17h55 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 15h55

Pessoa ostomizada é aquela que em decorrência de um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização do sistema (digestório, respiratório e urinário), possui um estoma que significa uma abertura artificial entre os órgãos internos com o meio externo.

O Decreto Nº 5.296/2004 reconhece a pessoa ostomizada enquanto pessoa com deficiência física.

A portaria Nº 400, de 16 de novembro de 2009 estabelece Diretrizes Nacionais para a Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde -SUS, a serem observadas em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão.

Os Serviços de Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas têm como ações a orientação para o autocuidado, prevenção e tratamento de complicações nas estomias, fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança e a capacitação de profissionais.

Estimulação Precoce

Para que a criança chegue a uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. Cada criança desenvolve habilidades no seu próprio ritmo e apresenta suas necessidades individuais.

Estimular é ensinar, motivar, aproveitar objetos e situações e transformando-os em conhecimento e aprendizagem. A avaliação de profissionais como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos é fundamental nesta etapa, pois eles irão analisar as dificuldades específicas de cada criança para criar um programa de apoio e orientar as famílias.

Veja os contatos da Coordenação de Saúde da Pessoa com Deficiência do seu Estado

registrado em:
Fim do conteúdo da página