Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Saúde para Você

Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 18h53 | Última atualização em Terça, 17 de Abril de 2018, 11h59

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa integra um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. É um instrumento estratégico proposto para auxiliar no bom manejo da saúde dessa população, sendo usada tanto pelas equipes de saúde quanto pelos idosos, por seus familiares e cuidadores.

A Caderneta permite o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida. Contribui também para a organização do processo de trabalho das equipes de saúde e para a otimização de ações que possibilitem uma avaliação integral da saúde da pessoa idosa, identificando suas principais vulnerabilidades e oferecendo orientações de autocuidado.

4ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

cardeneta01
Clique para download

Histórico

Uma das Pautas prioritárias do VII Colegiado de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa, realizado em 2013 foi a necessidade de reformulação da segunda Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, inserindo nela aspectos sobre suas condições de saúde, hábitos de vida e orientações para o autocuidado, além de constitui-la como um instrumento de acompanhamento longitudinal, das condições de saúde da pessoa idosa. Após ser submetida a testes de campo com profissionais da Atenção Básica e à consulta pública, houve a sua divulgação para os Estados e Municípios e a pactuação do processo de adesão que se deu mediante a manifestação de interesse e compromisso em implantar a caderneta por parte de cada município.

Na primeira tiragem foram impressos 1.022.000 (um milhão e vinte e dois mil) exemplares da 3ª Edição da Caderneta, que foram distribuídos em 2015 e 2016, contemplando 587 municípios.

Como Aderir?

Para receber a caderneta o município deverá fazer adesão via formulário eletrônico FormSUS (http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=28007). Por meio desta adesão o Secretário(a) Municipal de Saúde assume o compromisso em implementar a Caderneta.

Para o processo de implementação, a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa fornece assessoria técnica em reuniões locais, oficinas, cursos a distância pela UnaSUS e outros processos formativos referentes à utilização e divulgação da caderneta.

Ficha Espelho da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Esse instrumento é um consolidado das principais informações coletadas anteriormente por meio do preenchimento da caderneta. A manutenção de uma ficha espelho atualizada da Caderneta na unidade de saúde irá contribuir para o monitoramento da condição de saúde e da atenção ofertada a cada usuário (a); e também para o planejamento das ações pela equipe de saúde. Além disso, a ficha espelho da Caderneta pode ser utilizada como instrumento para a realização de uma avaliação multidimensional breve, nas unidades de saúde dos municípios que ainda não possuem a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

Ficha Espelho da 4ª edição da Caderneta

cardeneta02Clique para download

Manual para utilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

O manual tem o objetivo de colaborar para o correto preenchimento dos campos da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e da Ficha Espelho da Caderneta.

Manual para a utilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Clique para download

Caderno de Formação Ação

Apresentamos abaixo o link do Caderno de Formação Ação: Capacitação dos Profissionais da Atenção Básica Sobre a Saúde da Pessoa Idosa realizado pelo PROADI-SUS em parceria com o Ministério da Saúde e HCor. O caderno permite o conhecimento das especificidades do processo de envelhecimento, juntamente com o conteúdo da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

Seguem os links de  vídeos que abordam assuntos sobre a caderneta e outros temas relacionados à Saúde da Pessoa Idosa, estes fazem parte do cursos da UNA-SUS e podem ser utilizados nas capacitações das equipes:

Apresentamos o aplicativo com três ferramentas para subsidiar profissionais de saúde na identificação das necessidades das pessoas idosas:

(i) VES 13 -Vulnerabilidade da Pessoa Idosa;

(ii) Escala de Coelho e Savassi - Vulnerabilidade familiar e

(iii) IMC –Índice Massa Corporal. Está disponível gratuitamente para Android, celular e tablete

Para computador e iPhone basta clicar aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página