Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacine-se

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Saúde para Você
  4. >
  5. Saúde da Pessoa Idosa
  6. >
  7. Gestão
  8. >
  9. Capacitações
Início do conteúdo da página

GRIPE:QUEM DEVE SE VACINAR?

Capacitações

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 18h56 | Última atualização em Terça, 17 de Abril de 2018, 11h38

Curso UNASUS

atencao-integralA Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (DAPES/SAS/Ministério da Saúde) tem um Programa de Qualificação da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, por meio do qual desenvolve cursos e capacitações em saúde da pessoa idosa para profissionais que atuam no SUS. Este Programa tem o intuito de cumprir a diretriz da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa que dispõe sobre o “provimento de recursos para ações de qualificação e de capacitação de recursos humanos, e incremento da qualidade técnica dos profissionais de saúde do SUS na atenção à pessoa idosa”.

Em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi lançado o Curso “Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa”, desenvolvido na modalidade EAD. O curso é composto por 3 (três) módulos. Destes módulos, os dois primeiros já foram abertos:

1º Módulo do Curso Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (EAD)

O curso é desenvolvido na modalidade de Educação à Distância, tem carga horária de 55 horas, distribuídas em cinco unidades:

  • Envelhecimento Populacional;
  • Ações Estratégicas;
  • Avaliação Multidimensional; Condições Clínicas;
  • Trabalho em Equipe.

As vagas são ilimitadas, foi modelado para profissionais de saúde de nível superior, no entanto, profissionais de nível médio, técnico e de outras áreas também podem fazer.

As inscrições podem ser feitas no site do UNASUS por meio deste link.

2º Módulo do Curso Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (EAD)

O curso possui carga horária de 30 horas, é online, gratuito e tem início imediato. O objetivo do curso é atualizar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos de enfermagem nas recomendações nacionais para a atenção à saúde da pessoa idosa, no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Para isso, são abordados diversos temas relacionados à atuação desses profissionais na atenção à saúde da população idosa, como por exemplo, o mapeamento dessa população, o trabalho em equipe, o acolhimento, o planejamento de cuidados e a promoção da saúde. A qualificação tem ainda foco especial no uso da caderneta de saúde da pessoa idosa, instrumento de registro dos dados pessoais e sociofamiliares, das condições de saúde e hábitos de vida da pessoa idosa. As informações permitem o acompanhamento longitudinal desse público, além de auxiliar na identificação de situações de fragilidade ou vulnerabilidade.

As inscrições podem ser feitas no site do UNASUS, por meio deste link.

3º Módulo do Curso Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (EAD)

O curso possui carga horária de 60 horas, é online, gratuito e tem como objetivo orientar o cuidado da pessoa idosa no âmbito domiciliar.

Curso de Especialização em Gestão de Saúde da Pessoa Idosa

Realizado em parceria com a ENSP-FIOCRUZ, esse curso foi lançado com objetivo de qualificar os profissionais da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS), para planejar, gerenciar e avaliar políticas, programas e serviços dirigidos à saúde da população idosa. Foram ofertadas 60 vagas para gestores de saúde da pessoa idosa que atuam na esfera federal, estadual e municipal em todas as regiões do Brasil.

O curso está estruturado para ser desenvolvido na modalidade a distância, em nível de pós-graduação lato sensu – especialização, com carga horária total de 456 (quatrocentas e cinquenta e seis) horas, das quais 432 (quatrocentas e trinta e duas) horas serão a distância e 24 (vinte e quatro) horas presenciais, e deverá ser concluído num período de 14 (quatorze) meses.  O curso teve início no dia 29/05/2017.

Para mais informações, acesse o edital.

Oficinas de Prevenção de Quedas e Violencia contra as Pessoas Idosas

Realizadas em parceria com a Coordenação Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis CGDANT, Estados e Municípios, essas oficinas tem por objetivo capacitar gestores e profissionais de saúde para o desenvolvimento de ações de prevenção de quedas e violências contra as pessoas idosas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página