Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacine-se

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Saúde para Você
  4. >
  5. Saúde do Homem
  6. >
  7. Mês da Valorização da Paternidade
Início do conteúdo da página

GRIPE:QUEM DEVE SE VACINAR?

Mês da Valorização da Paternidade

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 11h14 | Última atualização em Quarta, 22 de Agosto de 2018, 10h10

Mês de valorização da paternidade 2018

Promover o engajamento dos homens nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal, nos momentos do parto de sua parceira e nos cuidados no desenvolvimento da criança, com a possibilidade real de melhoria na qualidade de vida para todas as pessoas envolvidas e vínculos afetivos saudáveis. Esses são os principais objetivos para a criação do Mês de Valorização da Paternidade, que é celebrado no mês de agosto.

O mês de valorização da paternidade foi instituído pelo Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas e instituições interessadas. A Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH) apoia essa inciativa e estimula que seja desenvolvida em todo território nacional. A ação é baseada em um dos eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish): O eixo de Paternidade e Cuidado.

O eixo da Paternidade e Cuidado consiste em incentivar a presença de homens acompanhando suas parceiras nas consultas de pré-natal, e traz a ideia de que o acesso dos homens aos serviços de saúde para participar dessas consultas, também pode ser potencializado como momento de promoção do autocuidado e educação em saúde.

Ponto fundamental para implementação desse eixo é a estratégia pré-natal do parceiro que tem como objetivo sensibilizar trabalhadores de saúde, sobre a importância do envolvimento dos pais e futuros pais na lógica dos serviços de saúde ofertados, possibilitando que eles realizem seus exames preventivos de rotina e também testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV; Atualizem o cartão de vacinação; Participem de atividade educativas desenvolvidas durante o pré-natal; Sejam estimulados a participarem dos momentos do parto e cuidados com a criança e ao mesmo tempo exerçam uma paternidade ativa.

Diante do exposto, a Coordenação Nacional de Saúde do Homem promoverá para 2018 a seguinte campanha:

O tema para esse ano será: Direitos dos homens para o exercício da paternidade ativa
Slogan: Sou pai, tenho direitos!

Guia do Pré-Natal do Parceiro

Folder Licença Paternidade

Cartaz Licença Paternidade

Fim do conteúdo da página