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Deges divulga resultado final da primeira etapa de seleção do Laboratório de Inovações

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 11h23 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 14h08

Experiências são provenientes de todas as regiões do país, com ampla participação de secretarias estaduais e municipais de saúde e de universidades

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A comissão do Laboratório de Inovações em Educação na Saúde, com foco em Educação Permanente em Saúde, confirma o resultado preliminar divulgado no dia 19 de janeiro, que selecionou 45 experiências que participarão da segunda fase da iniciativa. Os 21 recursos enviados pelas experiências inscritas, de um total de 251, foram analisados e não alteraram a divulgação anterior. Desta forma, as 45 experiências foram habilitadas para a segunda fase de seleção, que ocorrerá em março, em Brasília, com a realização de um seminário.

“O seminário, além de dar oportunidade para que os autores apresentem mais informações sobre as práticas, fortalece a educação permanente, ao propiciar a troca de conhecimentos”, destacou a Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), Cláudia Brandão.

As 45 experiências são provenientes de todas as regiões do país, com ampla participação de secretarias estaduais e municipais de saúde e de universidades. Além disso, contemplam os três eixos temáticos do Laboratório de Inovação: Integração ensino-serviço-comunidade (17 experiências), Educação e Práticas Interprofissionais (13) e Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde (15).

No seminário, a comissão de avaliação, integrada por pesquisadores do tema e representantes de entidades do setor saúde, selecionará 30 práticas que serão visitadas no território e marcará a última etapa de seleção das experiências. Após as visitas, a comissão terá subsídios para selecionar as 15 práticas que serão sistematizadas e divulgadas pelo Laboratório de Inovação.

O Laboratório de Inovações é uma iniciativa do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

 

Confira abaixo as experiências selecionadas: Fechar

Nome da Experiência EixoTemático Instituições Município Estado
A reorientação da formação por meio da educação interprofissional e prática colaborativa – Pró-saude e PET Saúde II. Educação e Práticas Interprofissionais Universidade Estadual de Maringá e Prefeitura Municipal de Maringá- Secretaria de Saúde Maringá PR
Apoio à implantação e implementação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) em uma região do Estado de São Paulo: a educação permanente como instrumento para lidar com desafios e possibilidades das práticas interprofissionais no campo da saúde cole II. Educação e Práticas Interprofissionais Universidade Federal de São Carlos e Departamento Regional de Saúde de Araraquara - DRSIII São Carlos SP
Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas Regionais de Atenção Integrada à Saúde/Sistemas de Saúde II. Educação e Práticas Interprofissionais Associação do Sanatório Sírio – Hospital do Coração São Paulo SP
Aprender trabalhando e trabalhar ensinando I. Integração ensino-serviço-comunidade Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas Campinas SP
Caminhos da Construção da Rede de Integração Ensino e Serviço da  SMS de Porto Alegre I. Integração ensino-serviço-comunidade Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre Porto Alegre RS
Cartilha didática como incentivo ao uso de chás, cuidados com plantas tóxicas e pragas urbanas através do PET SAÚDE GRADUASUS I. Integração ensino-serviço-comunidade Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca e Universidade Federal de Alagoas Arapiraca AL
Círculos de Leitura e Escrita Criativa - Encontros entre a Literatura e os Processos de Cuidado em Saúde I. Integração ensino-serviço-comunidade Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Grupo Hispitalar Conceição (GHC) Porto Alegre RS
Coletividade e Protagonismo na Transformação do Trabalho em Saúde II. Educação e Práticas Interprofissionais SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOÂNIA – CAIS JARDIM GUANABARA / HUMANIZAÇÃO / ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA - EMSP Goiânia GO
Conselho local e telessaúde-estratégias da PNEPS implantadas em Porto Murtinho que necessitam de melhoria III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde Fundo Municipal de Saúde de Porto Murtinho Porto Murtinho MS
Curso de acolhimento em Redes de Atenção a saude I. Integração ensino-serviço-comunidade Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins Palmas TO
Curso de Ensino à Distância Promoção do Envolvimento dos Homens na Paternidade e no Cuidado II. Educação e Práticas Interprofissionais Instituto Promundo Rio de Janeiro RJ
Curso de Especialização em Direito Sanitário III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde Instituto de Direito Sanitário Aplicado - IDISA São Paulo SP
Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Experiências na Residência Multiprofissional em Saúde da Criança no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas II. Educação e Práticas Interprofissionais Hospital Materno Infantil Presidente Vargas Porto Alegre RS
Educação interprofissional na interação universidade serviço comunidade no SUS: narrativas de 15 anos da educação pelo trabalho I. Integração ensino-serviço-comunidade Faculdade de Medicina de Botucatu e Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu do Estado de São Paulo Botucatu SP
E-MAIS: Educação permanente – Monitoramento e Avaliação de Iniciativas em Saúde III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde Prefeitura Municipal de Pelotas Pelotas RS
Empoderamento de lideranças por meio da ed. Profissional para estimular processos de atenção odontológica I. Integração ensino-serviço-comunidade Universidade Estadual de Maringá e Secretaria de Saúde do Estado do Paraná Maringá PR
Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde II. Educação e Práticas Interprofissionais Universidade do Estado de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra Tangará da Serra MT
Experiência de Implantação do COAPES no município de Londrina I. Integração ensino-serviço-comunidade Autarquia Municipal de Saúde de Londrina Londrina PR
Farmácia Natural - Tenda da Saúde III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras Balneário Piçarras SC
Gestão fortalecida a partir da gestão compartilhada: integrando saberes II. Educação e Práticas Interprofissionais Hospital Infantil de Palmas Dr Hugo Rocha da Silva Palmas TO
Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências (GEPPRAU) III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ São Paulo SP
Grupo de Trabalho: Notificação, Prevenção e Enfrentamento da Violência na Saúde II. Educação e Práticas Interprofissionais Secretaria Municipal de Saúde de São José São José SC
Inclusão digital dos ACS e ACE do estado de Goiás III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS e UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Goiânia GO
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LAB-AVC Serra Catarinense II. Educação e Práticas Interprofissionais Agência de Desenvolvimento Regional- Gerencia de Saúde e Uniplac Lages SC
LAB-MÃE SERRANA: EPS TRANSFORMANDO PRÁTICAS III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde AGENCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE LAGES - 26 REGIONAL DE SAÚDE DE LAGES e Secretaria Municipal da Saúde de LAGES Lages SC
LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR EM OBESIDADE II. Educação e Práticas Interprofissionais UFG Jataí GO
MOBILIZAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONSELHO DE SAÚDE LOCAL EM CRATO-CE I. Integração ensino-serviço-comunidade Universidade Regional do Cariri (URCA) e Secretaria Municipal de  Saúde do Crato Crato CE
Modelo visual de receituário para ed. continuada, diminuição de uso de medicamentos. I. Integração ensino-serviço-comunidade SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDO DO DISTRITO FEDERAL - SES-DF e Universidade de Brasília Brasília DF
Núcleo de Apoio à Saúde Mental (NASME) II. Educação e Práticas Interprofissionais Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba Carmo do Paranaíba MG
O SISTEMA DE REGULAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA SAÚDE NO ESTADO DO CEARÁ I. Integração ensino-serviço-comunidade SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ Fortaleza CE
Oficina de Integração Mexendo a Cuca: Saúde Mental, Gastronomia, Matemática e Cidadania I. Integração ensino-serviço-comunidade INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA e Serviços Organizados em Inclusão Social Joinville SC
Organização do Acesso Avançado na RAS Capela do Socorro e RAS Parelheiros II. Educação e Práticas Interprofissionais Associação Saúde da Família São Paulo SP
Plano Diretor de Redes Hospitalares III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde Associação do Sanatório Sírio – Hospital do Coração São Paulo SP
Processos avaliativos de EPS em Sta Catarina-uma roda que nunca parou de girar III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Florianópolis SC
PRODUZINDO AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E APOIO INSTITUCIONAL NOS MUNICÍPIOS DO DRS III DE ARARAQUARA III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e Departamento Regional de Saúde de Araraquara - DRS III Ribeirão Preto SP
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Projeto: De Geração para Geração, Valorizando as Heranças Culturais III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde SECRETARIA MUNICIPAL DE INDAIAL Indaial SC
Rede de Urgência e Emergência Baixada Santista: reduzindo as barreiras de acesso III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Departamento Regional de Saúde IV - Baixada Santista e Hospital Alemão Oswaldo Cruz Santos SP
REDUÇÃO DE DANOS COMO ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO E CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE: Políticas, vivências, intervenções e qualificação profissional I. Integração ensino-serviço-comunidade UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Paraíba PB
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Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Salvador Salvador BA

 

Por Amilton Marques NUCOM/SGTES, com informações da OPAS
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