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Trabalho, Educação e Qualificação

Telessaúde

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 11h33

O Telessaúde Brasil Redes é um programa que busca integrar o ensino e serviço por meio de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação, com o objetivo de fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi instituída em 2007 pelo Ministério da Saúde, sob coordenação das secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Atenção à Saúde (SAS).   

Núcleos de Telessaúde

Os Núcleos de Telessaúde são estabelecimentos de saúde que desenvolvem atividades técnicas, científicas e administrativas para planejar, executar, monitorar e avaliar as ações de Telessaúde, em especial a produção e oferta de Teleconsultoria, Tele-educação e Telediagnóstico para os profissionais e trabalhadores do SUS.

Serviços oferecidos pelo Programa Telessaúde Brasil Redes

Teleconsultoria - Consulta registrada para esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. Funciona de duas maneiras: síncrona - realizada em tempo real, geralmente por chat, web ou videoconferência; assíncrona - realizada por meio de mensagens offline.

A teleconsultoria é ofertada pelos núcleos de forma síncrona (ou seja, em tempo real) ou assíncrona. A teleconsultoria em tempo real pode ser realizada por meio de chats ou através do número 0800 644 6543, ofertado aos profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica de todo Brasil. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, horário de Brasília.

A oferta de teleconsultorias assíncronas é realizada por meio do envio de perguntas às plataformas online dos núcleos de Telessaúde, que tem o prazo de até 72 horas para envio da resposta, por meio da plataforma nacional ou de plataformas próprias. Veja aqui os endereços das plataformas de acordo com o Núcleo que atende a sua região ou município. 

Telediagnóstico - Serviço de apoio ao diagnóstico onde os exames são realizados em uma localidade remota e enviados para emissão de laudo a ser emitido por um especialista vinculado ao Programa.

Segunda Opinião Formativa - Resposta sistematizada, construída com base em revisão bibliográfica, evidências científicas e clínicas a perguntas originadas pelas teleconsultorias. São selecionadas a partir de critérios de relevância e pertinência em relação às diretrizes do SUS.

Tele-educação - Conferências, aulas e cursos ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação.

Atendimento telefônico (0800 644 6543) - Serviço gratuito para todo o país para tirar dúvidas sobre procedimentos e diagnósticos ou obter segunda opinião formativa. As ligações podem ser feitas por telefone fixou ou celular. O serviço está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30 (horário de Brasília).

Os resultados alcançados com a implantação do Programa Telessaúde Brasil Redes demonstram um avanço significativo nos processos de qualificação dos profissionais de saúde, especialmente para aqueles que atuam nos municípios de difícil acesso.     

Os núcleos atendem ao princípio da Atenção Básica como ordenadora da rede, sendo as teleconsultorias sempre analisadas primeiramente pelo médico de família e comunidade ou por profissionais com experiência em Atenção Básica e, na maioria das vezes, respondidas por eles. Os casos são remetidos a especialistas focais apenas quando necessário.

 

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