Ir direto para menu de acessibilidade.

Vacinação

Início do conteúdo da página

Programa Telessaúde Brasil Redes

Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 15h42 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 17h01

telessaude

O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes foi instituído por meio da Portaria do Ministério da Saúde nº 35 de janeiro de 2007, e redefinido e ampliado por meio da Portaria MS nº 2.546, publicada no dia 27 de outubro 2011. É coordenado pelas Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Atenção à Saúde (SAS).

Possibilita o fortalecimento e a melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema único de Saúde (SUS), integrando Educação Permanente em Saúde (EPS) e apoio assistencial por meio de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

É constituído por Núcleos Estaduais, Intermunicipais e Regional, que desenvolvem e ofertam serviços específicos para profissionais e trabalhados do SUS, sendo eles:

TELECONSULTORIA

Esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas a processo de trabalho no formato de pergunta e resposta entre profissionais de saúde. Funciona de duas maneiras: síncrona - realizada em tempo real, geralmente por chat, webconferência, videoconferência ou serviço telefônico; assíncrona - realizada  por meio de mensagens offline que devem ser respondidas em até 72h.

telessaude consultoria

 

SEGUNDA OPINIÃO FORMATIVA

SEGUNDA OPINIÃO FORMATIVA: Resposta sistematizada, construída com base em revisão bibliográfica, evidências científicas e clínicas a perguntas originadas das teleconsultorias. As melhores teleconsultorias são selecionadas a partir de critérios de relevância e pertinência em relação às diretrizes do SUS e publicadas no Portal BVS APS, http://aps.bvs.br

TELE-EDUCAÇÃO

Atividades educacionais à distância por meio de tecnologias de informação e comunicação para apoiar a qualificação de estudantes, profissionais e trabalhadores da área da saúde.

telessaude educacao

 

OFERTA NACIONAL DE TELEDIAGNÓSTICO

Ampliação da oferta de Telediagnóstico no país, possibilitando a realização de exames com emissão de laudo a distância, diminuindo custos com deslocamento de pacientes, aumentando a resolubilidade da Atenção Básica e, ainda, aumentando a oferta em especialidades.  

telessaude diagnostico

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página