Ir direto para menu de acessibilidade.

Sarampo mata. A vacina é a única maneira de prevenir a doença

Início do conteúdo da página

Trabalho, Educação e Qualificação

Capacitação

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 11h33 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2017, 12h32

Formação

Os Cursos Introdutórios para o Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e para Agente de Combate às Endemias (ACE) fazem parte do processo inicial de formação necessário para a atuação desses profissionais com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária em Saúde. A Lei nº 11.350 (art. 6º e 7º) estabelece que é obrigatório concluir um curso introdutório, com aproveitamento, para se tornar um agente.

O papel social destes trabalhadores é de grande relevância no contexto de mudanças das práticas de saúde junto à população. Neste sentido, a qualificação desses agentes configura-se como um dos muitos desafios colocados para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 243,de 25 de setembro de 2015,de 25 de setembro de 2015, estabeleceu os conteúdos necessários aos dois cursos introdutórios, bem como uma carga horária mínima de 40 horas para cada curso.

De forma a apoiar estados e municípios no processo de formação dos agentes, o Departamento de Gestão da Educação em Saúde do Ministério elaborou conteúdos completos para os cursos introdutórios e os disponibiliza a todos os interessados.

O material elaborado contém atividades didático-pedagógicas que contemplam: integração entre as equipes de saúde e a população adscrita à Unidade Básica de Saúde (UBS), políticas públicas de saúde e controle social, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, visando à melhoria da qualidade de vida da população.

Na perspectiva de que se possa ampliar o conhecimento inicial da prática cotidiana do Agente de Combate às Endemias e do Agente Comunitário de Saúde, espera-se que este curso venha contribuir na fomentação de uma formação profissional de qualidade.

 

CAPACITAÇÃO DE INSTRUTORES - Para apoiar estados e municípios nas ofertas presenciais desses cursos, o Ministério da Saúde está disponibilizando, em versão EaD, um curso de Capacitação de Instrutores, ao qual terão acesso profissionais de saúde de nível superior registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Acesse os cursos dos ACS e ACE, clique aqui.

 

CURSOS INTRODUTÓRIOS - Para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e para Agente de Combate às Endemias (ACE) fazem parte do processo inicial de formação necessário para a atuação desses profissionais com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária em Saúde. De forma a apoiar estados e municípios no processo de formação dos agentes, o Departamento de Gestão da Educação em Saúde do Ministério elaborou conteúdos completos para os cursos introdutórios e os disponibiliza a todos os interessados.

Para ter acesso ao curso introdutório, clique aqui e faça seu cadastro na Plataforma AVA-SUS.

 

CAPACITAÇÃO DE INSTRUTORES< - Para apoiar estados e municípios nas ofertas presenciais desses cursos, o Ministério da Saúde está disponibilizando, em versão EaD, um curso de Capacitação de Instrutores, ao qual terão acesso profissionais de saúde de nível superior registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Se você é profissional de saúde de nível superior e deseja ser instrutor, deve fazer seu cadastro na Plataforma AVA-SUS e solicitar autorização da secretaria de saúde do município.

 

COMBATE AO MOSQUITO AEDES - O Ministério da Saúde oferece um curso de atualização sobre Dengue, Chickungunya e Zyka a todas as pessoas que estiverem envolvidas com o Combate ao Mosquito Aedes: profissionais de saúde, membros das forças militares, líderes comunitários e mesmo donas de casa poderão fazer o curso pela internet e ajudar no combate ao mosquito. O curso tem carga horária de 18h e certificação de conclusão ao final.

Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias poderão acessar o curso na  Plataforma AVA-SUS ou na e na página do Telessaúde do Rio Grande do Sul.

Fim do conteúdo da página